Elon Musk afirma recuperar 1 Terabyte de crimes do governo dos EUA

Em mais uma declaração polêmica de Elon Musk, nesta terça-feira (1), o co-líder do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA (DOGE), acusou o governo americano de apagar um terabyte de dados financeiros para encobrir supostos crimes.

Entre para o GRUPO GRATUITO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin.

A afirmação veio acompanhada de uma revelação ainda mais surpreendente. Supostamente Musk e sua equipe conseguiram recuperar os dados deletados, expondo o que ele descreve como uma tentativa de ocultar irregularidades.

A notícia gerou reações intensas no X, com usuários pedindo transparência e questionando a capacidade do governo de lidar com tecnologia. Enquanto analistas debatem as implicações legais e políticas dessa denúncia.

O CEO da Tesla deixou isso claro em uma publicação em seu perfil X nesta terça-feira. A acusação veio ao responder a uma postagem alegando que a equipe DOGE lutou por dias para obter acesso ao Instituto da Paz dos Estados Unidos.

A publicação também alegou que o DOGE descobriu fraudes, desperdícios e abusos em massa, incluindo pagamentos ao Talibã e ao Iraque.

A declaração sobre os crimes do governo veio depois que o DOGE de Musk enviou aos funcionários notificações por e-mail sobre suas demissões em massa. O último passo na redução do governo do presidente Donald Trump.

Os e-mails foram enviados para contas pessoais, pois a maioria dos funcionários havia perdido o acesso ao sistema da agência na sexta-feira.

Segundo Musk, o USIP teria deletado um terabyte de dados financeiros para ocultar irregularidades. Mas a equipe do DOGE, liderada por ele e pelo empreendedor Vivek Ramaswamy, conseguiu recuperar as informações. “Eles deletaram um terabyte de dados financeiros para encobrir seus crimes, mas não entendem de tecnologia, então nós recuperamos”, escreveu Musk, conforme citado pela TASS.

DOGE e o papel de Musk

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) foi criado em 2025 como parte de uma iniciativa do governo dos EUA para reduzir gastos e aumentar a transparência na administração pública.

Liderado por Elon Musk e Vivek Ramaswamy, o DOGE tem como missão identificar desperdícios e ineficiências no governo, uma tarefa que Musk abraçou com entusiasmo, frequentemente usando o X para compartilhar suas descobertas e críticas. A nomeação de Musk para o cargo foi anunciada pelo presidente Donald Trump em 20 de janeiro de 2025, após sua posse.

Musk, conhecido por sua postura crítica ao establishment, já havia feito declarações polêmicas sobre o governo americano. Mas a acusação marcou um novo capítulo em sua cruzada por transparência. O USIP, alvo da denúncia, é uma organização independente criada pelo Congresso dos EUA em 1984. Seu objetivo é promover a resolução de conflitos internacionais. Contudo, enfrenta críticas por suposta má gestão de recursos, conforme mencionado em relatórios anteriores do Government Accountability Office (GAO).

1 TB é muita coisa

Para contextualizar a denúncia de Musk, 1 terabyte (TB) de dados é uma quantidade massiva de informações. Segundo estimativas da IBM, 1 TB pode armazenar cerca de 500 horas de vídeo em alta definição, 250 mil fotos de alta resolução ou 6,5 milhões de páginas de documentos em formato PDF.

No contexto financeiro, isso poderia incluir milhões de transações, registros contábeis, e-mails e outros documentos que, se comprometidos, poderiam revelar fraudes, desvios ou outras irregularidades.

A recuperação de 1 TB de dados deletados é tecnicamente viável, especialmente para uma equipe com o conhecimento de Musk. Métodos como a análise de discos rígidos, recuperação de backups e uso de ferramentas forenses podem permitir a restauração de dados.

A acusação de Musk de que o governo “não entende de tecnologia” sugere que os responsáveis pela exclusão dos dados não tomaram medidas suficientes para garantir que as informações fossem irrecuperáveis, como a sobrescrição múltipla dos arquivos ou a destruição física dos dispositivos de armazenamento.

O conteúdo Elon Musk afirma recuperar 1 Terabyte de crimes do governo dos EUA aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain Notícias | Investimentos | Economia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.