FESTIVAL DE CINEMA: Competições em Gramado batem recorde com aumento de 44,9% nas inscrições

Gramado bateu um novo recorde. Com aumento de quase 45% no número de filmes inscritos para o 53º Festival de Cinema, que ocorre entre 13 e 23 de agosto na cidade da Serra gaúcha, o cadastro de produções audiovisuais foi encerrada no domingo (30).

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Palácio dos Festivais pronto para o Festival de Cinema, em agosto de 2024



Palácio dos Festivais pronto para o Festival de Cinema, em agosto de 2024

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Foram inscritos 1.378 filmes, entre eles 1.090 curtas-metragens e 143 longas-metragens brasileiros, além de 145 longas documentais, que representam um aumento de 44,93% em relação ao número de produções inscritas nas três categorias em 2024.

Defesa Civil de Gramado conta com novo telefone para emergências; confira

“Para a Gramadotur este número tão expressivo é uma demonstração da força do cinema brasileiro e do prestígio do Festival de Gramado”, comenta a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, sobre o recorde desta edição.

Neste ano, serão selecionados até oito longas brasileiros, até cinco longas documentais e doze curtas-metragens brasileiros. O regulamento completo desta edição está disponível no site oficial do festival. Entre os requisitos, estava o ineditismo no País. 

A curadoria do 53º Festival de Cinema de Gramado é composta pelo jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Santuário, pelo ator e diretor de cinema Caio Blat e pela atriz Camila Morgado, que passa a integrar o time.

Criação de selo de qualidade para operadores de turismo em Gramado é indicada por vereadora; entenda proposta

As premiações

São 14 categorias premiadas com o Kikito para Longas-Metragens Brasileiros (LMB), 12 para Curtas-Metragens Brasileiros (CMB) e uma, de Melhor Filme, para Longa-Metragem Documental (LMD). Os vencedores da 53ª edição do mais tradicional festival de cinema do Brasil recebem ainda premiação em dinheiro, além dos troféus e prêmios do Troféu Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, que são concedidos pelo Festival e Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e da Mostra de Longas Gaúchos, que têm regulamento próprio. O festival promove ainda Mostras Paralelas fora de competição, cuja programação é definida pela organização.

As inscrições para as mostras de longas e curtas gaúchos serão neste mês de abril, com data a ser divulgada em breve.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.