Gleisi nomeia esposa de ex-governador do PT para cargo no Planalto

Nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula, Gleisi Hoffmann nomeou a esposa de um ex-governador do PT para um cargo em sua pasta no Palácio do Planalto.

Esposa do ex-governador da Paraiba Ricardo Coutinho, Amanda Rodrigues foi nomeada nesta terça-feira (1º/4) como secretária especial de Acompanhamento Governamental da SRI.

3 imagens

Amanda Rodrigues é a autora de O Outro Lado

Amanda Rodrigues
1 de 3

Ricardo Coutinho com Lula

Ricardo Stuckert/ Divulgação

2 de 3

Amanda Rodrigues é a autora de O Outro Lado

Divulgação

3 de 3

Amanda Rodrigues

Divulgação

Antes de chegar à Secretaria de Relações Institucionais, Amanda já havia ocupado o cargo de diretora de programa na Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025.

Logo após deixar a pasta da Saúde na gestão Nísia Trindade, Amanda foi nomeada para a liderança do PT na Câmara dos Deputados. Em março, ela recebeu R$ 22 mil, de acordo com dados da Casa Legislativa.

O atual líder do PT na Câmara é Lindbergh Farias (RJ), um dos principais aliados de Gleisi dentro da bancada — os dois são namorados, conforme é publicamente sabido.

Antes de atuar no governo federal, Amanda Rodrigues também atuou no governo da Paraíba, onde foi secretária de Finanças e Empreendedorismo entre 2016 e 2019, período que pegou o governo do marido.

Livro sobre operação

Além de sua atuação no governo, Amanda também é escritora. Em 2024, como mostrou o Metrópoles, ela escreveu um livro sobre seu sofrimento pessoal durante a Operação Calvário, em 2019.

A operação visou desarticular uma organização criminosa infiltrada na filial da Cruz Vermelha Brasileira, além de outros órgãos governamentais. Uma das pessoas presas foi Coriolano Coutinho, irmão do marido de Amanda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.