Governo inicia desapropriações para obras da Linha 19-Celeste do metrô

São Paulo — O Governo do Estado de São Paulo declarou como bem de utilidade pública uma área de mais de 308 metros quadrados onde haverá a desapropriação de imóveis para a instalação do Pátio Vila Medeiros. A estação será um complexo operacional da Linha 19 –Celeste do metrô, que irá ligar a cidade de São Paulo a Guarulhos.

A medida, assinada pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), foi publicada na edição do Diário Oficial (DO) dessa segunda-feira (31/3). Ela dá início à desapropriação dos imóveis que ficam na região da avenida Mário Haberfeld.

São imóveis de diversos proprietários que serão demolidos para as obras e implantação do pátio. O texto do DO pede caráter de urgência para as desapropriações.

Linha Celeste e Pátio Vila Medeiros

A linha do metrô 19-Celeste terá 17,6 quilômetros de extensão e deverá ligar as estações Anhangabaú, no centro de São Paulo, e a futura estação Bosque Maia, no centro de Guarulhos, na região metropolitana. O projeto teve licitação aberta em março deste ano e prevê a construção de 15 estações.

A expectativa é que o novo trecho transporte 630 mil pessoas por dia. Para viabilizar essas operações, o edital também prevê a construção do chamado Pátio Vila Medeiros, um centro de operações dedicado ao trecho.

Os contratos de licitação serão divididos em três lotes e começam a ser publicados a partir de 4 de junho deste ano. O orçamento estimado é de R$ 19,5 bilhões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.