Mais de 80 usuários de patinetes elétricos são bloqueados em Aracaju por mau uso dos equipamentos


De acordo com a SMTT, as denúncias podem ser realizadas via aplicativo, para pessoas cadastradas, ou ainda pelo número 118. Patinetes elétricos chegam a Aracaju.
PMA
Pouco mais de duas semanas após a chegada de patinetes elétricos em Aracaju, já foram realizados 89 bloqueios de usuários por mau uso dos equipamentos. A informação foi divulgada nesta terça (1º) pelo superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe, durante entrevista ao Bom Dia Sergipe.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A medida de bloqueio aconteceu após jovens terem sido flagrados utilizando os patinetes em avenidas e ruas da capital de maneira inadequada, transitando com passageiros (o que não é permitido), na contramão dos veículos, realizando manobras arriscadas ou largando o equipamento em qualquer lugar. Uma orientação de uso já havia sido passada ao usuários pela SMTT.
“Todos esses [jovens] foram identificados pela empresa, todos eles foram bloqueados, todos, inclusive, me perguntaram se era para fazer um bloqueio de 30 dias e eu disse não, tem que bloquear em definitivo mesmo, porque esse tipo de atitude não é uma atitude cidadã. (…)Não é mais permitido pegar nem patinete, nem a bicicleta”, disse Nelson Felipe.
O superintendente falou ainda que os equipamentos só podem ser utilizados na ciclovia ou nas calçadas. “Se você usa de uma forma diferente disso, ou com mais de uma pessoa, ou, por exemplo, os pais que pegam e para crianças pilotar ou o adolescente que o pai vai fazer o cadastro e autoriza aquilo que ele utiliza, tudo isso é muito perigoso”.
Ele lembrou que o uso do capacete não é obrigatório, mas recomendado. “Não só o capacete, como óculos de proteção. Se quiser usar outro equipamento, como até mesmo uma cotoveleira. (..) O código não obriga, mas segurança nunca é demais”, ressaltou.
As denúncias de mau uso do equipamento podem ser realizadas via aplicativo dos patinetes para as cadastrados, ou ainda pelo número da SMTT, o 118.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.