Malafaia espera ter Caiado e Bolsonaro juntos em ato na Paulista

São Paulo – Organizador do ato bolsonarista do próximo domingo (6/4) na Avenida Paulista, o pastor Silas Malafaia aguarda a presença de ao menos quatro governadores na manifestação: o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União) – o goiano disse ao Metrópoles que ainda não sabe se irá ao evento.

Dois dias antes do ato na Paulista, Caiado irá lançar a pré-candidatura à Presidência da República, em Salvador (BA). O governador de Goiás tenta reverter uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que o declarou inelegível por abuso de poder político durante as eleições municipais. O governador teria feito eventos de campanha para o atual prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), nas dependências do Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano. Caiado recorre da decisão em cortes superiores.

Assim como o goiano, apesar de ser considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030 por ter atacado o sistema eleitoral brasileiro em um encontro com embaixadores em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro também diz que será candidato ao Planalto no próximo ano.

Desde a pandemia de covid-19, quando Caiado tomou medidas sanitárias rigorosas e o ex-presidente defendia maior flexibilidade no controle ao vírus, ambos protagonizam trocas de farpas públicas. Nas últimas eleições municipais, a briga escalou e Bolsonaro chegou a chamar Caiado de “governador Covarde”. A cena aconteceu de cima de um palanque montado em Goiânia, durante uma visita do ex-presidente à capital goiana, em setembro.

Em duas cidades de Goiás, Bolsonaro e Caiado travaram um duelo particular nas eleições municipais de 2014. O governador levou a melhor em todas. Em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), aliado do governador, venceu o bolsonarista Professor Alcides (PL); em Goiânia, Sandro Mabel superou Fred Rodrigues (PL), escolhido por Bolsonaro para disputar a prefeitura da capital. Ex-deputado e empresário, Mabel foi convencido por Caiado a voltar à vida pública para concorrer às eleições e a disputa municipal foi uma prioridade do governador goiano.

Recentemente, Caiado e Bolsonaro voltaram a se falar por meio de um telefonema. A conversa não foi suficiente para demover o goiano da ideia de concorrer às eleições presidenciais no próximo ano.

Bolsonaro na Paulista

O ato de Jair Bolsonaro na Avenida Paulista está marcado para o próximo domingo (6/4). O evento ocorrerá após tentativa de demonstrar apoio popular na Orla de Copacabana, em uma manifestação a favor da anistia de condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

O ato convocado no Rio de Janeiro em 16 de março tinha expectativa de reunir 1 milhão de pessoas, mas apenas 18,3 mil apoiadores compareceram, segundo os dados do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP). No fim de semana passado, movimentos sociais e partidos de esquerda tentaram criar um contraponto com uma manifestação, com o tema “sem anistia”. A ida às ruas também foi um fracasso de público, com apenas 6,6 mil manifestantes, de acordo com os mesmos pesquisadores da USP.

Ato na Paulista

O pastor Silas Malafaia convenceu Bolsonaro de que um novo ato na Avenida Paulista, que é “um tambor político”, teria de ser feito. O ex-presidente queria a manifestação na semana seguinte ao evento no Rio, mas Malafaia recomendou que o ato fosse marcado para abril, justamente para medir forças com a esquerda.

“Vamos fazer depois do dia 30 porque [o deputado federal Guilherme] Boulos (PSOL) abriu a boca que ia fazer [um ato] contra a anistia no dia 30”, disse o pastor ao Metrópoles.

Além de Malafaia e Bolsonaro, os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carol De Toni (PL-SC), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e os governadores Tarcísio de Freitas e Ratinho Júnior devem discursar no palco montado na avenida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.