Novo “tarifaço” de Trump derruba principais bolsas nos Estados Unidos

Os principais índices das bolsas de valores dos Estados Unidos operavam no vermelho nesta terça-feira (1º/4), véspera do anúncio de uma nova rodada de tarifas comerciais impostas pelo governo do presidente Donald Trump contra diversos países.


O que aconteceu

  • Por volta das 10h30 (pelo horário de Brasília), o índice Dow Jones recuava 0,61%, aos 41,7 mil pontos.
  • O S&P 500, por sua vez, registrava perdas de 0,32%, aos 5,5 mil pontos.
  • O Nasdaq, que reúne as ações das empresas de tecnologia listadas na bolsa dos EUA, tinha baixa de 0,19%, aos 17,2 mil pontos.
  • No S&P 500, os papéis ligados aos setores de saúde (-0,8%) e indústria (-0,5%) lideravam as perdas no pregão.

“Dia da Libertação”

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que esta quarta-feira (2/4) será o “Dia da Libertação”, quando deve anunciar um novo “tarifaço” que, segundo ele, “libertará” a economia norte-americana.

“Este é o começo do Dia da Libertação na América. Vamos cobrar dos países por fazerem negócios em nosso país e tirarem nossos empregos, tirarem nossa riqueza, tirarem muitas coisas que eles vêm tirando ao longo dos anos”, escreveu Trump em sua rede Truth Social.

“Eles tiraram muito do nosso país, amigos e inimigos. E, francamente, amigos têm sido muitas vezes muito piores do que inimigos”, completou o presidente dos EUA.

O líder norte-americano reafirmou, na noite do último domingo (30/3), que as “tarifas recíprocas” incluirão todos os países, e não apenas um grupo reduzido de nações, como era especulado pelo mercado.

“Você começa com todos os países. Essencialmente, todos os países dos quais estamos falando”, disse Trump a jornalistas, a bordo do Air Force One, avião da Presidência dos EUA.

As declarações de Trump derrubaram os principais índices dos mercados europeu e asiático neste início de semana e acabaram com as expectativas por uma imposição mais seletiva de tarifas, aumentando a percepção de que pode haver uma guerra comercial global.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.