Nutricionista lista alimentos considerados “vilões” dos diabéticos

Controlar a diabetes exige mais do que apenas o monitoramento dos níveis de glicose. A alimentação desempenha um papel crucial, pois alguns alimentos podem piorar a condição, exacerbando a resistência à insulina e favorecendo complicações metabólicas.

Para ajudar a manter a glicemia sob controle e evitar picos de açúcar no sangue, a nutricionista Leticia Gasparetto alerta para cinco “vilões” alimentares que devem ser evitados ou consumidos com extrema moderação.

Confira!

1. Açúcar refinado e doces

Balas, bolos, biscoitos recheados são os principais “inimigos” de quem sofre com diabetes. De acordo com a especialista, eles contêm grandes quantidades de açúcar refinado, que são rapidamente absorvidas pelo organismo, elevando os níveis de glicose no sangue.

“São “bombas” de açúcar que disparam a glicose no sangue, sobrecarregam o pâncreas e pioram a resistência à insulina”, afirma a profissional.

2. Farinha branca e ultraprocessados

Pães, massas e biscoitos feitos com farinha branca possuem um alto índice glicêmico. Leticia explica que esses alimentos são rapidamente convertidos em açúcar no corpo, causando um aumento abrupto na glicemia.

3. Refrigerantes e sucos industrializados

Segundo a nutricionista, essas bebidas são fontes de grandes quantidades de açúcar e aditivos artificiais. Refrigerantes, em particular, têm um impacto negativo direto na glicemia e aumentam o risco de complicações associadas à diabetes.

“Mesmo os sucos naturais podem ser problemáticos se consumidos em excesso, pois concentram frutose e carecem das fibras presentes na fruta inteira, que ajudam a controlar o açúcar no sangue”, detalha.

5 imagens

Pães, massas e biscoitos feitos com farinha branca têm alto índice glicêmico

O refrigerante é uma bebida ultraprocessada rica em açúcar adicionado
As salsichas são alimentos ultraprocessados e atrapalham o emagrecimento
Esses óleos são altamente inflamatórios
1 de 5

Por ser um alimento inflamatório, o açúcar não é bom para a saúde

Pexels

2 de 5

Pães, massas e biscoitos feitos com farinha branca têm alto índice glicêmico

Getty Images

3 de 5

O refrigerante é uma bebida ultraprocessada rica em açúcar adicionado

Getty Images

4 de 5

As salsichas são alimentos ultraprocessados e atrapalham o emagrecimento

Getty

5 de 5

Esses óleos são altamente inflamatórios

Getty Images

4. Óleos refinados (soja, canola, milho)

“Óleos refinados são altamente inflamatórios e podem aumentar a resistência à insulina“, ressalta a nutricionista. Presentes em muitos alimentos industrializados e frituras, eles prejudicam o metabolismo e dificultam o controle da diabetes.

Leticia indica o consumo do azeite de oliva extra virgem, pois ele é uma escolha muito mais saudável, com propriedades anti-inflamatórias e benéficas para a saúde cardiovascular.

5. Carnes processadas (salsicha, presunto, linguiça, bacon)

Além de conterem aditivos químicos e conservantes que prejudicam a saúde, esses alimentos são ricos em gorduras saturadas e sódio. “O consumo excessivo desses produtos está associado ao aumento da resistência à insulina e complicações cardiovasculares”, explica Leticia.

Dica bônus:

A profissional também recomenda priorizar alimentos naturais, ricos em fibras e proteínas de qualidade. Essas opções ajudam a controlar a glicemia de maneira eficaz, além de promoverem a saúde a longo prazo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.