Orcas que atacam tubarões podem ter alterado ecossistema na África

O ecossistema marinho funciona como um grande quebra-cabeça e, quando alguma peça sai do lugar, tudo pode mudar. É o que pode ter acontecido na costa da África do Sul. Pesquisadores norte-americanos e sul-africanos perceberam que os ataques de baleias orcas a tubarões brancos estão afetando o equilíbrio do local de forma agressiva.

Desde 2018, a população de tubarões brancos não é avistada em Seal Island, ilha próxima da False Bay. De acordo com estudo publicado na última semana na revista científica Frontiers in Marine Science, um dos motivos para esse efeito cascata pode ter sido os ataques de Bombordo e Estibordo, nomes das orcas observadas pelos cientistas, aos tubarões.

Para ser considerado equilibrado, o ecossistema precisa da interação de diferentes espécies e mesmo que alguns predadores sejam considerados assustadores, como os tubarões, retirá-los do ambiente traz prejuízos significativos.

Imagem ilustrativa de efeito cascata no ecossistema - Metrópoles
Arte mostra como o sumiço de tubarões brancos pode prejudicar o ecossistema em False Bay

Por exemplo, sem a espécie desaparecida para controlá-los, as populações de focas-do-cabo e tubarões-de-sete-guelras aumentaram, reduzindo a quantidade de suas presas. Esse efeito cascata pode levar a uma competição intensa por alimentos, resultando na morte de indivíduos mais fracos e até na transformação permanente do ecossistema.

Embora as orcas Bombordo e Estibordo tenham um papel nesse declínio, fatores como pesca excessiva e poluição também podem estar contribuindo para a mudança. Pesquisadores estão estudando as alterações para entender melhor como preservar o equilíbrio da vida marinha.

“Trabalhos futuros neste local irão se beneficiar da compreensão de como a estrutura e a função da comunidade podem ter sido alteradas e até que ponto elas continuarão a mudar ao longo do tempo”, escrevem os pesquisadores no artigo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.