PROJETO COMPROVA: Como identificar e se proteger do golpe do delivery

Golpes virtuais: Golpes virtuais utilizam diversas táticas para chamar a atenção de suas vítimas, frequentemente explorando a urgência, fazendo ofertas tentadoras, propagando informações falsas ou se fazendo passar por entidades conhecidas. O Comprova analisou 11 dos golpes digitais mais comuns. Entenda como golpistas abordam suas vítimas pela internet ou pelo celular, conheça as táticas que utilizam para chamar a sua atenção e saiba como você pode se proteger dessas armadilhas.

Veja como funciona o Golpe do Delivery | abc+



Veja como funciona o Golpe do Delivery

Foto: Projeto Comprova

Golpe do Delivery

Como os golpistas abordam as pessoas: entregadores de pedidos feitos online entregam ao cliente uma máquina de cartão que dizem estar com visor quebrado. Assim, a vítima não consegue visualizar o preço na tela e acaba pagando um valor abusivo. Em outra versão do golpe, o consumidor recebe uma ligação de uma pessoa que se identifica como funcionário do estabelecimento onde o pedido foi realizado, solicitando o pagamento de uma taxa extra de entrega. Por telefone, a vítima passa os dados do cartão, que é clonado.

Que táticas eles usam para chamar a atenção: geralmente se aproveitam da boa fé ou desatenção do comprador.

Qual é o objetivo do golpe: cobrar um valor mais alto do que o do pedido feito pelo cliente ou clonar um cartão.

Como se proteger: desconfie de taxas extras cobradas fora do aplicativo em que realizou o pedido, ainda que seja alegado um suposto erro no pagamento original. No caso de pagamentos por cartão no ato da entrega, preste atenção ao valor digitado na máquina e, de maneira nenhuma, digite sua senha caso não consiga visualizar o valor na tela. Outra dica importante é verificar se o entregador não está utilizando o celular para gravar a sua senha digitada na máquina ou até mesmo para fotografar os dados contidos no cartão.

A quem denunciar: o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) recomenda que a vítima de golpe entre em contato imediatamente com o seu banco para bloquear o cartão e contestar a operação. Além disso, é indicado que seja registrado um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil. Outro passo importante é notificar a plataforma em que o pedido foi realizado sobre o ocorrido. Embora não haja uma legislação específica sobre os aplicativos de entrega, eles também têm responsabilidade sobre o dano ao consumidor.

Fontes que consultamos: Para esta checagem, o Comprova conversou com o especialista em segurança digital Paulo Trindade, Onsite Security Services Manager da ISH Tecnologia, utilizou dados do Banco Central e também consultou sites da Febraban, Banco Itaú, Idec, Correios e Serasa.

Desconfiou que é golpe? O Comprova pode ajudar a verificar: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, eleições e possíveis golpes digitais e abre verificações para os conteúdos duvidosos que mais viralizam. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Para se aprofundar mais: Parceiro do Comprova, o Estadão Verifica publicou uma matéria mostrando como criminosos usam inteligência artificial para manipular vídeos de pequenos influenciadores e aplicar golpes nas redes sociais; o UOL Confere mostrou ser falsa a mensagem que falava sobre um sorteio conjunto para prêmios da Claro e da Vivo; a AFP Checamos mostrou que era falso um site que prometia consultar valores a receber usando uma cópia do portal do governo. A Agência Lupa criou um site que mapeia golpes digitais e orienta vítimas de fraudes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.