Temporal desta segunda-feira teve até tromba d’água no Guaíba

Além da dos vendavais e alagamentos, o temporal que atingiu a região metropolitana nesta segunda-feira (31) também causou o que parece ser, em uma análise inicial, outro fenômeno: a tromba d’água. O registro foi feito em uma dos momentos mais críticos da tempestade e divulgado no site da MetSul Meteorologia.

YouTube Video

A tromba d’água é uma espécie de tornado que atinge corpos de água, como o Guaíba. De acordo com a MetSul, esses fenômenos são uma nuvem funil que desce de uma nuvem de tempestade. Esse tipo de nuvem possui rotação e suga tudo o que encontra pelo caminho. No caso registrado nesta semana na região metropolitana, é possível que ele tenha influenciado no tombamento do caminhão na ponte sobre o Guaíba.

Tornados são considerados fenômenos severos, mas tem previsão muito difícil. Isso ocorre em função de eles atuarem de forma muito isolada na escala de dezenas no máximo poucas centenas de metros.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Levantamento estatístico revelado pela MetSul indica que 1% das nuvens de temporais dão origem a tornados no Rio Grande do Sul, sejam eles no continente ou na água. Geralmente, esse tipo de formação tem ar muito quente ou calor extremo anterior a sua formação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.