Alerta: fortes temporais devem continuar nos próximos dias. Veja onde

Os fortes temporais que atingiram cidades nas regiões Sul e Sudeste no início desta semana devem continuar nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul trará instabilidade na região e, depois, vai subir para o centro-sul do país, trazendo fortes chuvas e queda nas temperaturas.

Para o Rio Grande do Sul, a meteorologia aponta que, nesta quarta-feira (2/4) e na quinta-feira (3/4), a região pode ter temporais intensos, com chuvas em torno de 100 mm, rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o deslocamento dessa frente fria do Rio Grande do Sul em direção à região Sudeste, a partir de quinta-feira (3/4), também ocasionará temporais isolados em Santa Catarina e no Paraná.

Ainda na quinta-feira (3/4), o estado de São Paulo estará em alerta para a ocorrência de temporais, que podem ser acompanhados de rajadas de vento significativas. Essa condição se estenderá para o centro-sul do Rio de Janeiro entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (4/4).

Atenção

O Inmet alerta que, a partir de sábado (5/4), é preciso atenção aos acumulados de chuva previstos para o Vale do Paraíba e o litoral de São Paulo, além do litoral sul, da região serrana e da capital do Rio de Janeiro. Nessas áreas, a tendência é de acumulados de chuva que podem ultrapassar 100 mm.

A partir da noite de sexta-feira (4/4), a chegada da primeira massa de ar frio do ano causará queda de temperatura na Região Sul, sul de Mato Grosso do Sul e em parte da região Sudeste.

De acordo com o Inmet, as temperaturas podem ficar abaixo de 10°C em algumas áreas do Sul. Nas serras gaúcha e catarinense, há, inclusive, previsão de geada ao amanhecer de sábado (5/4) e domingo (6/4).

Além disso, entre sexta-feira (4/4) e domingo (6/4), ventos intensos, de quadrante sul, favorecerão a baixa sensação térmica em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

No domingo (7/4), a temperatura começará a subir no Sul, mas cairá no Sudeste. Na Serra da Mantiqueira, em São Paulo e Minas Gerais, as temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 12°C.

Estragos

Pelo menos 10 municípios foram afetados pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nessa segunda-feira (31/3), causando queda de árvores, postes e destelhamento de casas. A Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) registrou 36 bloqueios devido à queda de árvores ou galhos nas vias. Os ventos chegaram a 111 km/h.

A rajada de vento mais forte foi registrada na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha.

Em São Paulo, a Operação Chuvas da Defesa Civil seguirá mobilizada, com monitoramento meteorológico 24 horas por dia, envios de alertas à população e vistorias de campo com ações de contingência em vigor — como por exemplo, montagem de abrigos emergenciais em casos de famílias desabrigadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.