Braithwaite volta de lesão, sai do banco e marca na vitória do Grêmio na Sul-Americana

Não foi uma estreia fácil no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O Grêmio sofreu, mas conseguiu vencer o Sportivo Luqueño na partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O triunfo por 2 a 1 na noite desta quarta-feira foi construído com Arezo, que abriu o placar de pênalti. No entanto, após vacilo de Jemerson, Pérez empatou ainda na etapa inicial. O gol da vitória gremista foi no segundo tempo, com Braithwaite, que, após voltar de lesão, saiu do banco para trazer os três pontos para Porto Alegre.

Braithwaite saiu do banco para marcar o gol da vitória gremista | abc+



Braithwaite saiu do banco para marcar o gol da vitória gremista

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O técnico Gustavo Quinteros promoveu quatro novidades para a estreia gremista na Libertadores. João Pedro, Dodi, Cristaldo e Pavon começaram como titulares. Mas as mudanças do comandante não fizeram do Grêmio um time muito superior frente último colocado do campeonato paraguaio.

Quando a bola rolou, o Grêmio tomou um susto logo aos 3 minutos. Marcelo Pérez recebeu, dominou e finalizou forte para vencer Volpi. No entanto, o VAR entrou em ação pela primeira vez na partida e apontou impedimento do atacante.

Aos 12, Cristaldo recebeu cruzamento na área e foi derrubado. Na segunda participação do VAR na noite, o juiz analisou o lance e marcou o pênalti. Arezo cobrou e colocou o Tricolor à frente do marcador aos 16 minutos. O Tricolor teve a chance de ampliar aos 22, mas a finalização de fora da área de Arezo passou por cima da meta.

O Grêmio era melhor tecnicamente. No entanto, sofreu o empate em uma pane de Jemerson. O zagueiro cedeu lateral para o Sportivo Luqueño. Em cobrança rápida, o zagueiro gremista cochilou e não marcou Santander, que recebeu a bola sozinho dentro da área e finalizou alto para deixar tudo igual aos 29 minutos.

Depois disso, o Tricolor teve mais posse de bola. Cristaldo e Amuzu eram os mais acionados no ataque gremista, mas o time não conseguia finalizar e levar perigo ao goleiro Aguilar.

Do banco para a vitória

A etapa final começou com o Grêmio melhor, mas faltava contundência. O Luqueño quase virou o placar com Pérez, porém o arremate acertou a rede pelo lado de fora. Aos 17 minutos, Quinteros fez uma mudança tripla e tudo mudou.

Entraram Edenilson, Kike Oliveira e Braithwaite e saíram Edenilson, Pavon e Arezo. As alterações do treinador surtiram efeito 8 minutos depois. Pelo lado direito, Kike cruzou na medida para Braithwaite, de cabeça, acertar o canto esquerdo do goleiro aos 25 minutos. O dinamarquês voltou da lesão com fome de gol.

O Luqueño respondeu logo em seguida e chegou a balançar as redes, mas o árbitro assinalou falta do ataque do time paraguaio.

Quinteros também mandou a campo Camilo e Aravena, nos lugares de Cristaldo e Amuzu, respectivamente. O Tricolor seguia buscando o terceiro gol, principalmente com Braithwaite e Kike Oliveira. O adversário tentava empatar. No maior lance de perigo, Comas chutou colocado de fora da área e tirou tinta da trave esquerda de Volpi. Já Ayala parou no goleiro gremista.

Com o time paraguaio no ataque, sobrou espaço nos últimos minutos para o Grêmio. Kike poderia ter ampliado aos 46 minutos. No entanto, após invadir a área pela direita e cortar para o meio, o arremate saiu mascado e foi para fora.

Não foi uma das melhores partidas do Grêmio, mas o time soube se segurar e volta para Porto Alegre com os primeiros três pontos na competição.

O Grêmio volta a campo no fim de semana, mas desta vez pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado, o time gaúcho enfrentará o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza, às 18h30.

O jogo

Quarta-feira / Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Árbitro: Francisco Gilabert, auxiliado por Alan Saldoval e Carlos Poblete (trio do Chile).

Sportivo Luqueño 1
Alfredo Aguilar; Rodi Ferreira, Alexis Villalba, Pablo Aguilar e Iván Torres; Ángel Benítez, Julio Báez (Comas), Dário Ríos (Walter Rodríguez); Marcelo Pérez (Ayala), Elvio Vera (Hauché) e Federico Santander (Walter González). Técnico: Gustavo Morínigo.

Grêmio 2
Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi (Edenílson) e Villasanti; Pavon (Cristian Olivera), Cristaldo (Camilo) e Amuzu (Aravena) ; Arezo (Braithwaite). Técnico: Gustavo Quinteros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.