CEO da XP Private Bank: mudanças de tributo levam planejamento patrimonial à ebulição

Cesar Chicayban, CEO da XP Private Bank (Foto: divulgação)

O Brasil é um país de mudanças tributárias recorrentes. Mas nos tempos recentes elas parecem ter se intensificado. O CEO da XP Private Bank, Cesar Chicayban, explica que clientes têm expressado maior preocupação sobre o tema.

Perspectivas tributárias e regulatórias de investimentos no Brasil e reforma tributária da renda são alguns dos assuntos que têm recentemente despertado interesse de pessoas de alto poder aquisitivo. Os dois tópicos foram tratados no Wealth Planning Talks, realizado pela XP Private Bank, em São Paulo (SP), nesta terça (1).

Leia mais: XP convoca rede para transformação do segmento private – a ‘Champions’ dos assessores

Potenciais aumentos

“Os clientes estão, de fato, preocupados com potenciais aumentos de tributo sobre renda, patrimônio e sucessão”, afirma Chicayban. “E esse evento se presta a ajudar os clientes a pensar, neste momento, na eficiência tributária, otimização patrimonial, planejamento, proteção e estratégia de transmissão patrimonial”, diz.

O encontro também discutiu os desafios da sucessão e perspectivas tributárias de investimentos no exterior.

“A gente quer explicar, rever o planejamento que o cliente tem e eventualmente propor mudanças à luz do que é hoje e daquilo que pode mudar na legislação”, ressalta.

“O fato é que o assunto de planejamento patrimonial está em ebulição no país hoje com as mudanças tributárias”, acrescenta.

Mudanças nos dividendos

Ele lembra que os dividendos eram isentos e agora tem um projeto de lei instituindo alíquota progressiva para a parcela de lucro pago aos acionistas pelas companhias abertas.

O assunto, que está relacionado à proposta de isenção de imposto de renda para quem ganha menos de R$ 5 mil, foi tratado no Wealth Planning Talks pelo ex-diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda no governo Lula, o advogado Daniel Loria.

“Os clientes estão preocupados com mudanças de regra do jogo”, afirma Chicayban. Ele crê que o planejamento patrimonial “bem pensado” pode auxiliar as pessoas a alcançar seus objetivos. “Não existe receita de bolo para todo mundo. As pessoas têm necessidades diferentes. Mas existe uma dúzia de estratégias que podem ser implementadas para ajudá-lo”, diz.

O CEO da XP Private Bank conta que o tema de sucessão tem suscitado bastante inquietação entre os clientes no âmbito do planejamento patrimonial. “Hoje, uma das maiores angústias de pessoas de alto poder aquisitivo é a formação, educação e preparo da geração seguinte para lidar com o patrimônio, a empresa da família, com os negócios”, aponta.

“Planejamento patrimonial não é só proteger aquilo que já tem, mas criar uma estratégia para atingir os objetivos da família”, afirma.

The post CEO da XP Private Bank: mudanças de tributo levam planejamento patrimonial à ebulição appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.