Como Val Kilmer atuou em Top Gun mesmo após perder a voz para o câncer

O ator Val Kilmer – que morreu na terça-feira (1º/4), em decorrência de uma pneumonia, aos 65 anos, teve seu último papel no cinema interpretando Tom “Iceman” em Top Gun: Maverick (2022), após mais de 30 anos da versão original.

No entanto, fãs questionam a participação do ator no filme pelo fato de ele não ter mais voz àquela altura, após passar por uma traqueostomia e outros tratamentos para enfrentar um câncer na garganta.

Recriação

Em 2021, o próprio artista declarou que havia firmado um acordo com a Sonantic, empresa de inteligência artificial especializada em conversão de texto em fala.

4 imagens

Val Kilmer, ator de Batman e Top Gun

A morte de Val Kilmer foi revelada pela filha do ator, Mercedes
Val Kilmer nasceu em Los Angeles
1 de 4

Val Kilmer

EuropaNewswire/Gado/Getty Images

2 de 4

Val Kilmer, ator de Batman e Top Gun

Kevin Winter/Getty Images

3 de 4

A morte de Val Kilmer foi revelada pela filha do ator, Mercedes

Reprodução

4 de 4

Val Kilmer nasceu em Los Angeles

Reprodução

Foram horas de gravações da voz de Val para treinar o algoritmo. O ator forneceu gravações caseiras feitas ao longo de 40 anos, o que também inclui os registros com uma caixa de voz após a cirurgia.

“Geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de mais alta qualidade e mais expressivo”, afirmou John Flynn, cofundador da Sonantic, à Forbes. No entanto, ele não associou esse trabalho diretamente ao filme Top Gun: Maverick.

A filha de Val, Mercedes Kilmer, que acompanhou as gravações do filme, explicou ao Portal Page Six como foi possível a façanha: “Eles foram capazes de dublá-lo com sua própria voz, o que é incrível. É um feito tão técnico, ser capaz de projetar sua voz dessa maneira, que é uma extensão do feito técnico do filme”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.