Dia da faixa de pedestre: saiba onde e quando foi instalada a 1ª do DF

No dia 1º de abril de 2025, Brasília comemorou 28 anos de respeito ao pedestre na faixa. A capital federal foi pioneira em transformá-la em modelo de cidadania e proteção à vida.

A obrigatoriedade de dar preferência ao pedestre na faixa a ele destinada já constava desde no Código Nacional de Trânsito, de 1966. No entanto, essa regra ficava só na teoria e, em 1º de abril de 1997, com a Campanha Paz no Trânsito, foi realizado um grande esforço do Governo do Distrito Federal para sensibilizar os condutores a respeitarem o pedestre na faixa e ensinar o pedestre a atravessar nos locais sinalizados para sua própria segurança.

A quadra 307/308 Sul (foto em destaque) foi escolhida como local da primeira faixa de pedestre implantada no DF. O projeto que se tornou um símbolo de orgulho para capital foi multiplicado em 4.484 exemplares, espalhados pelas vias urbanas da capital, e mais de 290 em rodovias distritais.

As sinalizações, que têm como objetivo evitar atropelamentos e outros acidentes viários, tornaram-se referência quando o assunto é a relação entre pedestres e condutores do DF.

Segundo dados do Departamento de Trânsito do Governo do Distrito Federal (Detran–DF), muito além de exemplo de cidadania, a obediência à regra de trânsito refletiu-se em uma redução significativa de mortes por acidente na capital.

Mesmo com uma frota de veículos que saltou de 605 mil veículos (1996) para 2.113.453 veículos (2025), a quantidade de pedestres que perderam a vida no trânsito do DF, em 2025, foi 69% menor que em 1996, caindo de 266 para 82 mortes por atropelamento.

E, dessas 82 mortes, somente uma ocorreu na faixa de pedestre – o que mostra que a faixa de pedestre é realmente o lugar seguro para a travessia. Por outro lado, os dados mostram que uma grande quantidade de pedestres continua atravessando fora da faixa, resultando em 98,8% das mortes por atropelamento ocorridas em 2024: 82 pedestres.

Patrimônio imaterial

No ano passado, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac-DF) reconheceu a cultura de respeito à faixa de pedestres como Patrimônio Cultural Imaterial da capital do país.

Durante as ações educativas dos 28 anos da faixa, atores da companhia teatral do DER encenaram uma apresentação inspirada no icônico grupo musical The Beatles no Pistão Sul, em Taguatinga.

Em 1969, a banda gravou o álbum Abbey Road, cuja capa mostra John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr atravessando uma rua de Londres – que inspirou o título do disco – em uma faixa de pedestres.

Veja os registros: 

 

Desrespeito

Quem desrespeita o direito do pedestre, previsto no artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro, deixando de dar-lhe a preferência de passagem quando ele se encontra na faixa, comete infração gravíssima penalizada com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

As equipes de fiscalização têm atuado de forma constante e, em 2024, autuaram 7.895 condutores, sendo 1.330 só nos meses de janeiro e fevereiro. Nos dois primeiros meses de 2025, já foram realizadas 1.759 autuações.

Instalação

A criação de novas faixas e a manutenção das antigas são responsabilidade do Detran-DF, no caso das vias urbanas, e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), em relação às rodovias.

A população pode solicitar os serviços diretamente aos órgãos, pelos sites, à Ouvidoria ou para as administrações regionais.

O ideal é que o pedido contenha imagens ou croquis mostrando a localização da faixa desejada e os motivos que originaram a solicitação. A demanda é enviada aos setores de Engenharia de Trânsito de cada um dos órgãos responsáveis e respondida em até 30 dias.

Além da solicitação de novas faixas de pedestre, os cidadãos podem pedir a instalação de semáforos, placas de sinalização, entre outros tópicos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.