O dia 2 de abril marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Novo Hamburgo, uma entidade busca o apoio da comunidade para ampliar seus serviços. A Associação de Pais e Amigos do Autista de Novo Hamburgo (AMA-NH) oferece atendimentos gratuitos a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e está intensificando a participação de empresas para destacar a importância dessa rede de apoio às famílias atípicas.
CONFIRA: Professora é esfaqueada por alunos dentro da sala de aula em escola do RS
Foto: Bruna de Bem/GES-Especial
Na AMA, ocorrem atendimentos gratuitos de fonoaudiologia, treinamento de habilidades sociais e alfabetização tardia, sendo um dia da semana dedicado a cada especialidade. Com a intenção de ampliar as vagas para os atendimentos, a associação conta com a ajuda de voluntários e empresas interessadas em firmar parcerias. “Criamos o selo ‘Amigo do Autista’ para reconhecer aqueles que se engajam na causa, incentivando o voluntariado”, explica Pepo Kerschner, voluntário da AMA.
VIU ESSA? Novo Hamburgo ganha espaço para formação e qualificação de profissionais de transportes; confira
A grande maioria das famílias que procura a AMA não encontra terapias no Sistema Único de Saúde (SUS) ou no município, além de não possuir convênios. Esse é o caso da dona de casa Janaína Moretti, 36 anos, mãe de Yuri, um autista não verbal de sete anos, que aguardava tratamento com fonoaudióloga desde os três anos, quando recebeu o diagnóstico. “Em um mês vindo à AMA, já noto diferença no comportamento dele. Ele já está fazendo alguns sons, até para bocejar, coisa que não fazia antes”, conta.
LEIA AINDA: CONCURSO PÚBLICO: Com salários de mais de R$ 21 mil, Brigada abre vagas para oficiais
Ampliação do selo
Em 2024, o selo já foi concedido a 24 estabelecimentos comerciais. No dia 24 de abril, no Centro de Cultura, ocorrerá a solenidade de entrega a mais 41 empresas. Após um ano de parceria com a AMA, o empreendimento recebe um certificado, que é um reconhecimento pelo comprometimento com a causa TEA por parte de clínicas, empresas, comércios e serviços, bem como de voluntários que firmaram acordo com a entidade.
- ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
“Nossa ideia é enaltecer aqueles que contribuem para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com o diagnóstico”, comenta a presidente da AMA, Vivian Machado. Interessados em fazer parte dessa rede de apoio podem entrar em contato pelo telefone (51) 9359-4411.
A AMA-NH
Com uma trajetória de oito anos, a associação reúne famílias de todo o Vale do Sinos e surgiu a partir da necessidade de pais que não encontravam acesso a terapias adequadas para seus filhos. Segundo Vivian, a frequência em atendimentos com profissionais especializados é fundamental para lidar com os desafios diários do autismo e estimular o desenvolvimento das crianças.
- CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
“Além de auxiliar o acesso das pessoas autistas às terapias necessárias e aos serviços médicos, a rede de apoio é um caminho para que pais e cuidadores tenham, inclusive, respaldo emocional”, reforça.
A AMA-NH oferece atendimento assistencial, terapêutico, clínico e educacional, bem como orientação aos familiares. A entidade também promove palestras de conscientização sobre o autismo e cursos para associados e para a comunidade em geral.