Gaúchos preferem a hipergamia? Estudo revela busca por este tipo de relacionamento da geração Z no RS

Quase 60% dos jovens do Rio Grande do Sul imaginam que estarão casados e com filhos em 10 anos, segundo um estudo recente. A pesquisa também mostrou que os gaúchos da geração Z estão de olho em um novo tipo de relação amorosa para realizarem o desejo: a hipergamia.

Quase 60% dos jovens do Rio Grande do Sul imaginam que estarão casados e com filhos em 10 anos | abc+



Quase 60% dos jovens do Rio Grande do Sul imaginam que estarão casados e com filhos em 10 anos

Foto: Cansu Hangül/Pexels

O que é hipergamia?

Apesar do nome diferente, a hipergamia é um modelo de relacionamento já muito conhecido. Ao contrário da poligamia e monogamia, onde a principal diferença está no número de parceiros e na visão do amor, a questão mais importante da hipergamia é a financeira.

Na prática, a hipergamia é quando uma pessoa procura um parceiro de uma classe social, status ou condição financeira superior para se casar. Neste modelo de relacionamento, ela receberia um apoio financeiro. “Conhecido também como relacionamento sugar”, explica o site Meu Patrocínio.

CONFIRA: 5 atitudes que vão revelar se o seu relacionamento é saudável ou não, segundo a psicologia

Hipergamia, poliamor, agamia ou micro-romance?

Um estudo feito pelo site, junto com o Instituto QualiBest, afirma que 35% dos gaúchos têm interesse na hipergamia. A pesquisa buscava entender quais formas de se relacionar mais atraem a geração Z no RS por meio de entrevistas.

Em segundo lugar, ficou o poliamor. No RS, 22% dos jovens entre 18 e 29 anos possuem interesse em ter um envolvimento romântico com mais de um parceiro, em um modelo onde todos estão de acordo com isso.

Já 11% dos gaúchos preferem a agamia, onde não há interesse em qualquer relacionamento amoroso e, por isso, não há um parceiro fixo. E, por último, apenas 10% possui interesse nos micro-romances. Neste caso, a pessoa têm relacionamentos breves e intensos, que acontecem em um curto período.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Estabilidade financeira: algo essencial para os gaúchos

A pesquisa também mostra que 58% dos gaúchos entre 18 e 29 anos imaginam que vão estar casados e com filhos em 10 anos, o que é maior do que a média nacional, de 55%. E entre as principais características para que o parceiro seja considerado ideal, está a estabilidade financeira, citada por 42% dos entrevistados. Em primeiro lugar está a gentileza, escolhida por quase 70% dos jovens.

Apenas as quatro formas de relacionamento citadas acima foram perguntadas aos entrevistados, segundo o Meu Patrocínio. Maiores informações não foram compartilhadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.