Identidade, comunicação e vendas: seminário oferece capacitação para artesãos em Canoas

“Eu faço bolsinhas a partir de calça jeans e coloco um bolso bordado para dar um up, para valorizar”, assim explica a artesã Vera Canto, 75 anos, enquanto faz os seus bordados. A moradora do bairro Olaria se diz curiosa e está em busca de novos conhecimentos. Por isso, ela é uma das inscritas no seminário Artesão em Foco, que acontece nesta quarta (2) e quinta-feira (3) no Espaço Multicultural do Unilasalle, no Centro. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

 02/04/2025 ARTESÃO EM FOCO - VERA CANTO | abc+



02/04/2025 ARTESÃO EM FOCO – VERA CANTO

Foto: Paulo Pires/GES

Natural de Rosário do Sul, na fronteira oeste, Vera veio para Canoas há 51 anos atrás. Há pelo menos 13, ela integra o Fórum de Economia Solidária de Canoas e diz ser uma das mais velhas. Para Vera, o seminário é uma oportunidade de aprender mais. “De manhã foi muito bom. Foi bastante elucidativo. Ainda temos alguns temas desenvolver e acho que a aula vai ser boa. Vamos ver o que a professora vai nos apresentar para criarmos algo juntos”, declara. 

No workshop da parte da manhã, as alunas aprenderam sobre conceitos básicos do artesanato brasileiro e produtos artesanais identitários, além de olhar para a cultura e a história aplicada nos objetos. Já na parte da tarde, o foco foi no design, comunicação, branding, posicionamento e vendas. Entre os assuntos, um chamou a atenção da Vera: identidade visual, especificamente da cidade de Canoas. 

“Canoas não tem outra identidade visual que não seja um avião. Vamos ver se não descobrimos uma nova identidade. Canoas é uma mistura de pessoas que vieram de vários lugares. É uma colcha de retalhos”, define. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

 02/04/2025 ARTESÃO EM FOCO -  | abc+



02/04/2025 ARTESÃO EM FOCO –

Foto: Paulo Pires/GES

Além da própria Vera, a artesã Nina Costa, 64 anos, também veio de outra cidade. Diretamente de Guarujá, no litoral paulista, ela está na sua segunda passagem por Canoas. A mudança mais recente foi no início do ano. A artesã que trabalha com gesso e MDF na arte sacra acredita que fez a escolha certa.

“Como eu já morei aqui antes, senti que poderia manifestar a minha arte dentro do que eu acredito. Vim tentar ser feliz e ficar perto da família, no meu neto. Não é fácil nesta idade mudar totalmente de vida”, conta enquanto observa com admiração a Vera fazer seu bordado. 

Para Nina, o seminário também é uma chance de aprofundar os conhecimentos. “Fiquei sabendo por acaso, mas eu sei que nada é por acaso. Eu vi no site da prefeitura escrito seminário Artesão do Foco e falei que era comigo. Então, eu vim. Está sendo uma experiência de muito aprendizado”, relata. 

Mostrar novos caminhos

Iniciado em 2023, o seminário Artesão em Foco é promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), do governo estadual em parceria com as prefeituras. Em Canoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) apoia a capacitação. 

Os workshops são ministrados pela designer de produtos e consultora de artesanato do governo estadual, Fernanda Sklovosky, e já passaram por 32 municípios gaúchos. Esta é a primeira vez que Canoas recebe as atividades gratuitas. Ao final dos dois dias de seminário, os inscritos recebem um certificado. 

Segundo a designer, os artesãos aprendem conteúdos que podem levar para a vida. “A importância está na abordagem desse trabalho. É um fazer um processo reflexivo, entender que a forma como o produto é oferecido pode ter um reflexo nos preços e nas vendas. É mostrar caminhos para agregar valor ao artesanato que eles criam”, explica. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.