Menina de 3 anos acha amuleto de 3 mil anos por acaso em Israel. Vídeo

Durante uma viagem em família, a pequena Ziv Nitzan, de 3 anos, descobriu um amuleto raro e milenar: um pequeno selo de escaravelho que foi avaliado com 3,8 mil anos, tendo sido produzido na Idade do Bronze.

O artefato foi encontrado na cidade de Tel Azekah, em Israel, que fica a cerca de 60 km de Tel Aviv, a capital. Após ser verificado por especialistas, o objeto será apresentado em uma exposição especial de Páscoa no Campus Nacional de Arqueologia de Israel, um museu em Jerusalém, ao lado de outros itens históricos do antigo Egito e de Canaã.

Tel Azekah é um conhecido sítio arqueológico no centro de Israel, mas o objeto foi encontrado por Ziv Nitzan em uma área de acesso ao público. “Das incontáveis pedras ao redor, ela pegou justamente uma diferente”, relatou Omer Nitzan, pai da criança, que levou o objeto às autoridades.

Amuleto com simbolismo ancestral

Especialistas da Autoridade de Antiguidades de Israel identificaram o objeto como um escaravelho cananeu da Idade do Bronze Médio. “Estes artefatos serviam como selos e amuletos, carregando mensagens religiosas ou indicando status social”, explicou Daphna Ben-Tor, curadora do Museu de Israel, em comunicado à imprensa.

Os escaravelhos moldados eram besouros de esterco, animais sagrados no Egito Antigo. Associados ao deus sol Khepri, eles simbolizavam renascimento e criação. A prática de confeccionar amuletos com essa forma se espalhou por Canaã, região que incluía partes do atual Israel e territórios vizinhos.

O sítio de Tel Azekah, escavado há 15 anos por arqueólogos, foi importante centro urbano na Idade do Bronze e os artefatos encontrados ali, como o amuleto de Ziv, indicam que era uma região de intensa troca cultural e comercial.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.