Secretária de Trump virá ao Brasil cobrar equilíbrio no comércio do agro, diz jornal

A secretária do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Brooke Rollins, deve desembarcar no Brasil nos próximos meses com uma missão: renegociar termos do comércio agrícola e pressionar por maior equilíbrio nas relações bilaterais. O movimento faz parte da estratégia do governo Trump para expandir o acesso global dos produtos agropecuários norte-americanos.

A informação foi revelada nesta quarta-feira (2) em reportagem da Folha de S.Paulo, com base em um ofício encaminhado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Leia também

Brasil desponta como potencial vencedor na guerra comercial de Trump, diz WSJ

Jornal destaca agronegócio, minério e calçados ganhando tração em meio a tarifas impostas aos EUA, além de aumento de investimentos chineses

“Liberation Day”: O que é e como afeta o Brasil? Saiba tudo sobre as tarifas de Trump

Pacote, que abre era de incerteza econômica, deve ter impacto limitado no comércio direto com o Brasil – mas especialistas alertam para efeitos secundários

Segundo o jornal, o documento detalha que Rollins, figura central do agronegócio na gestão de Donald Trump, defende que o atual déficit comercial agrícola dos EUA, estimado em US$ 50 bilhões, é resultado da inação de administrações anteriores. No caso do Brasil, o desequilíbrio apontado por ela chega a US$ 7 bilhões desfavoráveis aos americanos.

“Estamos comprometidos em garantir prosperidade aos nossos produtores. Tudo está sobre a mesa para abrir novos mercados”, afirmou a secretária, em comunicado citado no ofício.

Além do Brasil, a agenda internacional da representante do USDA inclui visitas à Índia, Japão, Peru, Reino Unido e Vietnã, além de missões comerciais em países como México, Taiwan e República Dominicana.

A visita de Rollins acontece em um momento delicado para as relações comerciais entre Brasil e EUA. O governo Trump anuncia nesta quarta um aguardado pacote tarifário que pode incluir medidas contra o Brasil, país visto como bem posicionado para navegar o cenário de guerra comercial.

Segundo reportagem do Wall Street Journal, o Brasil pode estar entre os grandes beneficiados , entre outros fatores, pela sua oferta abundante de alimentos, que pode ajudar a consolidar sua posição como fornecedor estratégico de commodities, como carne.

The post Secretária de Trump virá ao Brasil cobrar equilíbrio no comércio do agro, diz jornal appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.