Streamings agora serão considerados em pontos de audiência no futebol brasileiro

A empresa de inteligência Kantar IBOPE Media anunciou nesta quarta-feira (2) uma solução para medir a audiência de partidas esportivas em múltiplas plataformas, com dados padronizados incluindo televisão aberta, fechada e streaming. A metodologia busca permitir a comparação e padronização dos dados diante da pulverização dos direitos de transmissão dos principais torneios brasileiros.

  • Leia também: Apetite de streamings por futebol brasileiro leva LFU a contrato valorizado com Globo
  • Leia também: Bolha de SAFs, bets e direitos de transmissão em times do Brasileirão pode estourar?

Batizado Sports Audience Measurement, a ferramenta medirá todas as partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil exibidas ao vivo com métricas comparáveis em pontos de audiência domiciliar, em parceria com players do mercado.

Em 2025, serão 502 partidas dos dois torneios exibidas por grupos de televisão fechada e aberta, grandes serviços de streaming pagos e mídias online abertas, como o YouTube.

Por meio de TV Globo, SporTV e Premiere, o Grupo Globo transmite nove jogos por rodada do Brasileirão, sendo oito exclusivos. Já o Grupo Record pela TV aberta, R7.com e streaming Play Plus transmitem uma partida por rodada, bem como a CazéTV, no YouTube. A plataforma de streaming Prime Video terá uma partida exclusiva por rodada. Grupo Globo e Amazon transmitem a Copa do Brasil neste ano.

“O futebol continua sendo um fenômeno de audiência, mas o jeito de assistir mudou completamente. E, diante disso, o mercado precisava de uma resposta clara sobre o que está de fato acontecendo com o consumo dessas competições”, afirma Adriana Favaro, vice-presidente de Negócios da Kantar IBOPE Media.

O que diferencia a solução é a capacidade de medir o chamado co-viewing, audiência compartilhada dentro dos lares que serve como referência de performance entre as plataformas. A expectativa é que haja uma publicação ampliada dos dados a partir de 2026.

Segundo a empresa, o modelo é baseado no princípio de que mesmo os streamings funcionam como canais lineares, reunindo grandes audiências simultâneas, o que permitira a aplicação da metodologia de medição já utilizado pela Kantar para medir a audiência da televisão.

The post Streamings agora serão considerados em pontos de audiência no futebol brasileiro appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.