Substituição para rede subterrânea avança na revitalização da Rua Independência

Novas etapas da obra de revitalização da Rua Independência, no Centro de São Leopoldo, devem ocorrer durante esta semana, com a liberação do trânsito em mais vias transversais e o avanço dos testes da rede subterrânea em alguns trechos.

Atualmente, as equipes do Consórcio São Leopoldo – responsável pela obra – trabalham nas intervenções estruturais das últimas três quadras da chamada Rua Grande, no Centro. Além disso, operários também realizam acabamentos em outros trechos da via e em ruas transversais, como a Lindolfo Collor e a São Caetano.

A previsão da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov) é que nesta quinta-feira (3), o trânsito no cruzamento da Independência com a Rua São Caetano deve ser liberado. Já na sexta-feira (4), também deve haver a liberação do fluxo até o fim da sexta quadra, junto da esquina com a Rua Lindolfo Collor.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Equipes trabalham nas intervenções para substituição da rede pelo sistema subterrâneo na Rua Independência



Equipes trabalham nas intervenções para substituição da rede pelo sistema subterrâneo na Rua Independência

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Energização

Também seguem os trabalhos de substituição da atual rede elétrica pelo sistema subterrâneo. Engenheiro eletricista da Semov, Frederico Petry destaca que desde o início do ano o Consórcio vem dando continuidade no lançamento dos cabos, instalação de barramentos e conectores.

“A RGE Sul fez vistorias e algumas adequações adicionais precisaram ser feitas. Mas, no mês de março, se autorizou a energização da rede subterrânea entre as ruas Osvaldo Aranha e Presidente Roosevelt”, coloca, ressaltando que essa ação necessita de um Desligamento Programado, procedimento regulado pela ANEEL e agendado com antecedência. O serviço deve ser executado neste domingo (6), das 8h às 11h. “Foi programado este dia, um domingo, para minimizar o impacto nos comércios e na população, já que as lojas dependem muito de energia elétrica”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Indústria e serviços são os setores que mais empregam na região, aponta Caged

Retirada de mais postes a partir do dia 14

Conforme Petry, a previsão é iniciar os trabalhos de retirada da fiação e dos postes entre as ruas Osvaldo Aranha e Presidente Roosevelt a partir do dia 14 de abril. Hoje, um trecho de três quadras está concluído, com as redes subterrâneas ativas e postes retirados: da quadra zero, na Praça do Imigrante, até a quadra 2, na esquina da Rua Osvaldo Aranha.

“Todos os trabalhos são executados por equipes especialistas e com larga experiência em instalações elétricas subterrâneas. Os materiais aplicados são de topo de linha, com alta qualidade, inclusive várias partes sendo importadas. O projeto foi elaborado considerando todas as premissas e normas técnicas aplicáveis, tendo as vistorias atestado a qualidade da execução. Este conjunto garante à obra muita qualidade, motivo pelo qual não se registrou nenhum problema ou intercorrência nesta rede elétrica nova”, explicou o engenheiro.

Vasos são trocados por menores

Na última semana, equipes da Semov e da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) se reuniram para discutir preocupações levantadas por motoristas que enfrentam dificuldades de visibilidade nos cruzamentos da Rua Independência, por conta dos vasos de plantas nas esquinas, que comprometem o campo de visão dos condutores.

Durante o encontro, os engenheiros responsáveis pela obra alertaram sobre os riscos envolvidos e avaliaram possíveis soluções. A Semov apresentou um projeto para substituir os vasos atuais por modelos menores, com altura máxima de 1,20 metro, incluindo a vegetação.

A troca já foi efetuada em duas esquinas: com a Rua Brasil e com a Rua Osvaldo Aranha. Petry esclareceu que, dentre as quatro esquinas em cada cruzamento, apenas uma sofre alteração, com o viés de privilegiar a visibilidade dos motoristas – sempre no lado Norte, alternando entre leste/oeste conforme o sentido de circulação dos carros. “Os sete vasos do projeto original foram remanejados para outro cruzamento que ainda não tinha vasos instalados, garantindo que esta troca não gere nenhum custo”, reforçou.

A previsão é de que as esquinas das ruas João Neves da Fontoura, Presidente Roosevelt e Conceição recebam os novos vasos menores no decorrer do mês de abril.

VEJA AINDA: Região recebeu pouco mais de 10% das moradias contempladas pelo programa do governo federal até agora

Como estão as obras nas últimas quadras

Nas quatro quadras que ainda recebem intervenções, as obras estão dessa forma, segundo a Semov:

Quadra 5 (entre as ruas Presidente Roosevelt e Conceição) – falta sinalização horizontal (pinturas e tachas);

Quadra 6 (entre as ruas Conceição e Lindolfo Collor) – falta concluir as calçadas em basalto, limpeza geral, sinalização de trânsito e paisagismo. A previsão é que o trânsito no local seja liberado em 4 de abril;

Quadra 7 (entre as ruas Lindolfo Coolor e São Caetano) – pavimentação das calçadas em basalto está 90% concluída. Calha central concluída. Falta execução de uma das faixas de segurança, sinalização, paisagismo e calçamento com paralelepípedos. O cruzamento com a Rua São Caetano deve ser liberado na nesta quinta-feira, 3 de abril.

Quadra 8 (entre a Rua São Caetano e Avenida João Correa) – está ocorrendo a preparação da base de concreto das calçadas e a instalação de redes de energia para iluminação pública. As redes junto à Av. João Correa foram executadas e estão prontas. Falta calçamento em basalto, paralelepípedos na via, faixas de segurança e calha central em concreto, sinalização, paisagismo e elétrica.

Entrega até o fim de maio

O engenheiro eletricista Frederico Petry pondera que as empresas do Consórcio estão trabalhando para entregar a parte civil da obra até o final de maio. Ele explica que, até esse período, se espera estar com as calçadas em basalto e o paralelepípedo completamente concluídos, sendo o trânsito liberado em toda a extensão da Rua Independência. “A retirada dos postes, contudo, depende de outros serviços e trâmites que estendem o prazo para metade do ano”, ponderou. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.