Tarifas de Trump podem causar choque como crise do petróleo, diz Larry Summers

O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Lawrence Summers, afirmou que os aumentos tarifários previstos pelo governo Trump devem provocar um choque econômico semelhante ao das crises do petróleo, com potencial para reduzir a capacidade produtiva da economia, elevar preços e aumentar o desemprego.

“É o tipo de situação que normalmente associamos a um pico nos preços do petróleo, a um terremoto ou a uma seca — um choque de oferta”, disse Summers no programa Wall Street Week, da Bloomberg. “A grande questão agora é o tamanho do dano que será causado.”

A declaração de Summers foi feita horas antes do ex-presidente Donald Trump anunciar oficialmente a imposição de tarifas “recíprocas” contra parceiros comerciais dos EUA. As novas medidas se somam a outras já divulgadas, como tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio, sobretaxa acumulada de 20% sobre produtos chineses e tarifas de até 25% sobre bens vindos do Canadá e do México.

Leia também

Etanol é produto que mais preocupa em tarifas de Trump, diz Tereza Cristina

Segundo a parlamentar, a taxa de importação do etanol dos EUA – alta, na visão dela – pode ser discutida

Plano tarifário do “Dia da Libertação” de Trump deixa mercados em alerta máximo

Há semanas o presidente dos EUA, Donald Trump, vem classificando o dia 2 de abril como o “Dia da Libertação”

“Essas são políticas econômicas com consequências significativas, inclusive para as relações exteriores e a segurança nacional”, alertou Summers, que é professor da Universidade de Harvard e colaborador da Bloomberg TV.

Segundo ele, o impacto imediato será um aumento de preços, seguido por uma retração do emprego e queda nos investimentos. “É um típico choque de oferta”, afirmou, destacando que a situação colocará o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em uma posição extremamente delicada.

Crítica ao protecionismo de Trump

Summers citou estudos realizados durante o primeiro mandato de Trump que mostram um impacto quase “dólar por dólar” dos aumentos tarifários nos preços pagos pelos consumidores americanos.

Ele também criticou o estilo protecionista adotado por Trump, destacando que ao elevar tarifas sobre insumos como aço e alumínio, o governo acaba encarecendo produtos essenciais para a indústria, prejudicando a competitividade do setor produtivo.

“Nem mesmo é um bom mercantilismo”, concluiu Summers.

The post Tarifas de Trump podem causar choque como crise do petróleo, diz Larry Summers appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.