UE multa 15 fabricantes de carros em valor milionário, motivo surpreende 

Comissão da União Europeia anunciou nesta terça-feira (01) que multou 15 fabricantes de carros e a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) em 458 milhões de euro por reciclar carros no fim da vida (que não estavam mais aptos para uso) para evitar pagar desmanches de automóveis.  

Segundo a Comissão, os veículos que não tinham mais condições de circular deviam ser coletados para reciclagem para recuperação de materiais como metais, plástico e vidro para redução de desperdício. Porém, as fabricantes participavam de um acordo para não precisar pagar os centros de desmantelamento.  

Todas as outras fabricantes confirmaram a ligação com o cartel e concordaram em resolver a situação. Elas também alegaram que era mais lucrativo participar do acordo do que arcar com os custo do desmanche.

Jeep Compass Blackhawk usa motor 2.0 turbo e está parado de frente com muro amarelo ao fundo - Fabricantes são multadas na Europa
Jeep Compass Blackhawk [Foto: Auto+ / Rafael Dea]

“Hoje, tomamos medidas firmes contra empresas que conspiraram para impedir a concorrência na reciclagem”, afirmou em comunicado a vice-presidente da Comissão Europeia e também responsável pela política de concorrência, Teresa Ribeiro.  

Segundo a investigação, o acordo entre as fabricantes e a ACEA para evirar pagar por serviços de reciclagem em fim de vida já tinha mais de 15 anos (entre 2002 e 2017). A comissão também alertou que não tolerará cartel de nenhum tipo, tampouco que a conscientização do cliente e a demanda por produtos mais ecológicos sejam suprimidas.  

Fabricantes de carros são multadas por não pagarem reciclagem na Europa

Fabricantes são multadas na Europa
Volkswagen Gol [divulgação]

A Mercedes-Benz assegurada pelo programa de leniência revelou a associação sobre a existência de um acordo entre as fabricantes e a ACEA e conseguiu se isentar da multa milionária. A Stellantis também cooperou com a investigação e obteve uma redução de 50% do valor da multa, mas ainda assim precisará pagar 74, milhões de euros.  

Enquanto, Volkswagen, Nissan e Renault receberam as punições mais pesadas. A Volkswagen foi condenada a pagar multa no valor de 127,7 milhões de euros e a Renault/Nissan 81,5 milhões de euros.  

BMW, Toyota, Ford, GM, Geely, Honda, Hyundai/Kia, Jaguar, Land Rover/Tata, Mazda, Opel e Suzuki, também foram multadas entre € 1 milhão e € 25 milhões.  A ACEA foi condenada a pagar 500 mil euros.  

O que você achou das multas aplicadas para as 15 fabricantes de carros? Conte para nós nos comentários.


O post UE multa 15 fabricantes de carros em valor milionário, motivo surpreende  apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.