Ações buscam solucionar problema em avenida que conecta Novo Hamburgo a São Leopoldo

A Prefeitura de São Leopoldo iniciou na manhã desta quinta-feira (3) um trabalho para identificar a causa dos constantes danos no asfalto da Avenida Arnaldo Pereira da Silva, no bairro Santos Dumont. O trecho, que faz a conexão entre São Leopoldo e Novo Hamburgo pela conhecida Estrada Velha, tem sido motivo de preocupação para motoristas devido a erosões e crateras na pista, que geram riscos de acidentes.

Ações buscam solucionar problema em avenida que conecta Novo Hamburgo a São Leopoldo | abc+



Ações buscam solucionar problema em avenida que conecta Novo Hamburgo a São Leopoldo

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O início dessa intervenção ocorre um dia após a situação ser exposta por ABC Nas Ruas, atendendo a um chamado de motoristas que transitam diariamente pelo local e alertam para o perigo. A cratera existente no trecho bloqueava completamente uma das pistas para quem seguia de Novo Hamburgo a São Leopoldo, obrigando os condutores a invadir a pista contrária para seguir viagem. Além disso, a ausência de sinalização aumentava o risco para motoristas desavisados, que podiam cair no buraco.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Nesta quinta-feira, uma equipe da Secretaria de Obras começou os trabalhos para encaminhar uma solução. No entanto, foi identificado que o problema é mais complexo do que aparentava. Técnicos constataram a existência de um sistema de drenagem pluvial que vem da região da BR-116 e que, sem estar devidamente conectado a uma rede pluvial, faz com que a água se acumule e provoque infiltrações, resultando nos danos estruturais no asfalto.

Com essa descoberta, a Prefeitura de São Leopoldo deve notificar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para, em conjunto, buscar uma solução para o problema. A administração municipal quer que o Dnit apresente o projeto da instalação desse sistema de drenagem e esclareça o motivo de ele não estar conectado a uma rede adequada. Somente após essa resposta será possível definir o melhor encaminhamento: se a drenagem será integrada a uma rede já existente ou se haverá um prolongamento do sistema para outra área.

LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Volta do frio trará mínimas abaixo de 5ºC ao Rio Grande do Sul; veja o que vem depois da chuva

O servidor da Prefeitura de São Leopoldo, Michel Lima, um dos responsáveis pela manutenção da malha viária da cidade, explica que a resolução do problema pode levar tempo devido à sua complexidade. “É uma situação recorrente, que já ocorre há muito tempo, mas que no último ano se agravou. Agora, com a identificação da origem do problema, estamos buscando uma solução definitiva para evitar que essas erosões continuem aparecendo e colocando os motoristas em risco”, afirmou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.