Aeroportos certificados reduzem mais de 1 milhão de toneladas de CO2

Aeroporto Internacional de Florianopolis Foto Ricardo Wolffenbuttel scaled Aeroportos certificados reduzem mais de 1 milhão de toneladas de CO2

Mais de 51% do tráfego global de passageiros passou por aeroportos comprometidos com a redução de emissões (Ricardo Wolffenbutte/Divulgação)

Os aeroportos certificados pelo programa global ACI Airport Carbon Accreditation reduziram coletivamente mais de 1 milhão de toneladas de CO2 entre maio de 2023 e maio de 2024. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World), que monitora o desempenho de emissões de carbono na indústria aeroportuária.

A iniciativa, que certifica aeroportos pelo nível de comprometimento na gestão de carbono, registrou avanços significativos no período. O número de terminais credenciados cresceu para 558 em 87 países, com a entrada de 70 novos participantes e 132 aeroportos subindo de nível na certificação. Na prática, isso significa que mais de 51% do tráfego global de passageiros passou por aeroportos comprometidos com a redução de emissões.

Outro destaque do relatório foi o avanço na certificação máxima do programa. Quinze aeroportos atingiram o Nível 5, que exige emissões líquidas zero nos escopos 1 e 2 – ou seja, emissões diretas e de energia comprada. Além disso, esses terminais assumiram o compromisso de descarbonização total em todos os escopos até 2050.

Para Olivier Jankovec, diretor-geral do ACI Europe, os resultados refletem uma mudança real no setor: “A ciência já mostrou que o aquecimento global está acelerando, e a ação climática precisa ser prioridade. O crescimento da participação no ACI Airport Carbon Accreditation e a economia substancial de CO2 demonstram que a redução de carbono se tornou parte da gestão aeroportuária em todo o mundo”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.