Bate-papo fala sobre autismo na infância e adolescência em Canoas; confira mais ações de conscientização

Na busca pela conscientização e desmistificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o ParkShopping Canoas promoveu um bate-papo com especialistas nesta quinta-feira (3), no Multiplan Hall. A conversa tratou do autismo em crianças e adolescentes. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

 03/04/2025 PALESTRA CONECTA - AUTISMO



03/04/2025 PALESTRA CONECTA – AUTISMO

Foto: Paulo Pires/GES

Segundo a psicóloga e supervisora ABA, Camila Teixeira de Sousa, a proposta é falar sobre os sintomas iniciais e tirar as dúvidas das famílias. “É mostrar também a importância de um diagnóstico ainda na infância”, afirma.

A Francine Krüger sabe bem disso. Diagnóstica com a condição ainda criança, passou boa parte da vida buscando conhecimento e novas informações para se entender melhor. “Eu precisava encaixar essa peça. Saber se eu sou temperamental, tímida ou autista”, relata. Mas a sua presença no evento se deu pelo filho Phillip, 11 anos, que também é autista. “Ele já está fazendo terapia, mas estou buscando uma terapia comportamental”, conta. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

E o bate-papo se tornou um acolhimento. Francine voltou para o Rio Grande do Sul em fevereiro, depois de morar por muitos anos na Alemanha. Lá, o filho não estava sendo bem tratado na escola. “Me disseram que ele não tem necessidades especiais e que só é autista”, relembra. O episódio frustrante foi a virada de chave para a família. “Estamos aqui há dois meses quase e ele está muito melhor, mais carinhoso”, afirma. 

A experiência foi abraçada também pela psicóloga e neuropsicóloga Carla Consuelo e pela psicopedagoga e supervisora Bruna Schwuchow, ambas proprietárias da Clínica Psicológica Conecta, junto com a Camila. A clínica é parceria do shopping na ação do Abril Azul, uma programação voltada para a inclusão de pessoas com autismo. (Confira a programação no final da matéria).

Tratamento e vida adulta

O trio de profissionais chama a atenção para a necessidade de um diagnóstico adequado. “É importante que seja uma equipe multidisciplinar. Não ter um diagnóstico completo ou tardio afeta o desenvolvimento e o tratamento. Os médicos acabam tendo essa dificuldade entender essa necessidade e de aceitar que é algo que não vai ser resolvido em apenas uma sessão”, ressalta Carla. 

Bruna, Carla e Camila acreditam que disseminar conhecimento é a melhor maneira de sensibilizar a sociedade



Bruna, Carla e Camila acreditam que disseminar conhecimento é a melhor maneira de sensibilizar a sociedade

Foto: Paulo Pires/GES

E cada tratamento e forma de inclusão varia de indivíduo para indivíduo. “O tratamento deve ser diferente, não pode ser uma receita de bolo”, frisa Camila. “Falamos muito de inclusão, mas vemos uma coisa falsa, sem ter um olhar atento para a criança. Não é apenas colocá-la ali. Cada criança é única e tem as suas necessidades. É preciso pensar estratégias para atender cada uma delas”, declara a psicopedagoga Bruna. 

O bate-papo desta quinta-feira tratou especificamente de crianças e adultos. Mas na próxima terça-feira (8), a conversa é sobre o adultos. “Porque o autismo chega na vida adulta. As pessoas falam que não conhecem ninguém adulto com autismo, mas tem sim”, afirma a psicóloga Camila. 

Conscientização no Parque Getúlio Vargas 

Nesta sexta-feira (4), acontece o TEA Orienta Canoas – Todos pela Neurodiversidade, organizado pela Prefeitura de Canoas. O evento será no Parque Getúlio Vargas, no bairro Marechal Rondon, das 9 às 17 horas. 

A ação oferece encaminhamento da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), orientações jurídicas e aconselhamento com assistentes sociais. Contos lúdicos com a Professora Maluquinha e palestras com especialistas sobre o TEA também integram a programação. 

Todo o evento tem apoio dos profissionais do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CERTEA), da Secretaria Municipal da Saúde e do Instituto Maranatha. 

Programação do Abril Azul no ParkShopping Canoas

Yoga para crianças autistas

Segunda-feira (7), às 15 horas, no Piso L3 próximo à C&A

Ingressos: Gratuitos, com reserva no formulário 

Bate-papo sobre autismo na vida adulta

Terça-feira (8), às 19 horas, no Multiplan Hall

Ingressos: Gratuitos, sem necessidade de agendamento prévio

Patinação no gelo – sessões exclusivas

Sexta-feira (4), Segunda-feira (7) e Terça-feira (8), das 10 às 12 horas, na pista de patinação no gelo

Ingressos: Gratuitos, com reserva no formulário 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.