Candidaturas de Lula e Bolsonaro para 2026 empatam em 55% de rejeição, diz Quaest

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3), revela a persistência do cenário de forte polarização política no Brasil.

No cenário pesquisado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão empatados em rejeição para a eleição presidencial de 2026. Ambos registram 55% de eleitores que afirmam que não votariam neles, mesmo patamar de rejeição observado para o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), que aparece com 56%.

Leia também

Quaest: Percentual de quem acha que Lula não deveria disputar 2026 cresce e vai a 62%

O índice dos que acham que Lula não deve tentar um quarto mandato cresceu dez pontos porcentuais desde o último levantamento do instituto

Isenção de IR e redução de jornada podem recuperar aprovação de Lula, dizem aliados

O presidente nacional do PT, senador Humberto Costa (PE), acredita que medidas como a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e a redução da jornada 6×1 podem recuperar aprovação

Lula aparece com 41% dos entrevistados dizendo que “conhece e votaria” nele, contra 39% para Bolsonaro — configurando empate técnico no limite da margem de erro. Ambos estão à frente dos demais nomes da direita, centro e esquerda.

Os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, são os candidatos com menor rejeição: 24% e 26%, respectivamente. No entanto, Zema é desconhecido por 61% dos eleitores, e Caiado por 63%.

Quando perguntados se Lula deveria se candidatar à reeleição, 62% dos brasileiros afirmaram ser contra um novo mandato do petista. Apenas 35% disseram apoiar a candidatura de Lula em 2026, e 3% não souberam ou não quiseram opinar.

A Quaest também questionou quem deveria representar a direita caso Bolsonaro permaneça inelegível. Tarcísio de Freitas aparece com 15% das menções, seguido de perto por Michelle Bolsonaro, com 14%. Pablo Marçal vem em seguida, com 11%, empatado tecnicamente com Ratinho Júnior, que soma 9%. Eduardo Bolsonaro, Zema e Caiado aparecem com 4% cada.

A pesquisa ainda perguntou de quem os brasileiros mais têm medo: se de Lula permanecer na presidência ou de Bolsonaro voltar ao cargo. A resposta também foi dividida. Segundo o levantamento, 44% afirmam temer o retorno de Bolsonaro, enquanto 41% temem a continuidade do governo Lula. Outros 6% dizem temer os dois; 4% não têm medo de nenhum, e 5% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento da Quaest foi contratado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 27 e 31 de março de 2025, com 2.004 entrevistas presenciais em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

The post Candidaturas de Lula e Bolsonaro para 2026 empatam em 55% de rejeição, diz Quaest appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.