Cidades da região avançam na construção de moradias para atingidos pelas enchentes

Municípios do Vale do Sinos e do Paranhana estão sendo contemplados com novas moradias para famílias que perderam suas casas nas enchentes de 2024. Os projetos fazem parte do programa estadual “A Casa é Sua – Calamidade”, criado para atender municípios afetados por catástrofes climáticas. A iniciativa já tem obras em andamento em algumas cidades, enquanto outras aguardam definição do número de unidades habitacionais a serem destinadas.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Taquara já trabalha na terraplanagem onde serão construídas as casas | abc+



Taquara já trabalha na terraplanagem onde serão construídas as casas

Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Em Novo Hamburgo, ao menos 74 residências estão confirmadas pelo programa estadual, mas o número pode aumentar. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária do Rio Grande do Sul, Carlos Gomes, esteve na cidade e, acompanhado do prefeito Gustavo Finck, visitou três áreas no bairro Canudos, em março, aptas para receber as construções. “Após a preparação e liberação dos terrenos, a empresa tem até 120 dias para a entrega das chaves”, explicou Gomes.

Prefeito Gustavo Finck acompanhou a equipe da SEHAB em Novo Hamburgo | abc+



Prefeito Gustavo Finck acompanhou a equipe da SEHAB em Novo Hamburgo

Foto: Jorge Fuentes/SEHAB

Obras já começaram em Taquara

Enquanto Novo Hamburgo aguarda a definição, Taquara já iniciou a terraplanagem para erguer 35 casas no bairro Empresa, na Rua Roberto Halmel. O projeto será viabilizado pelo Estado, mas a Prefeitura será responsável pela infraestrutura, como drenagem pluvial, instalação elétrica e pavimentação. “A parceria com o governo do Estado e a responsabilidade do município em garantir a infraestrutura são fundamentais para a conclusão desse projeto”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

São Leopoldo planeja a construção de 150 moradias para famílias atingidas pela enchente. O projeto prevê o uso do método steel frame, que permite rapidez na obra, com um prazo estimado de 90 dias para conclusão. “A prioridade é firmar convênios com os municípios que já possuem terrenos prontos ou em fase de finalização para as obras”, afirmou o secretário Carlos Gomes. A seleção das áreas já está na fase final, e a Secretaria Municipal de Habitação trabalha na definição dos critérios para escolha dos beneficiados.

Rodrigo Bach, Carlos Gomes e Heliomar Franco | abc+



Rodrigo Bach, Carlos Gomes e Heliomar Franco

Foto: Pedro H. Tech/Prefeitura de São Leopoldo

Por sua vez, através do “A Casa é Sua – Calamidade“, Parobé anunciou o maior programa habitacional da história do município, com um investimento de R$ 15 milhões para a construção de aproximadamente 50 casas. A Prefeitura disponibilizou um terreno de 5 mil metros quadrados para a execução do projeto. “Esse é um momento histórico para Parobé. Estamos unindo esforços para garantir que nossa população tenha acesso a moradias seguras e de qualidade”, afirmou o prefeito Gilberto Gomes.

Prefeito Gilberto Gomes anunciou que este é o maior programa habitacional da cidade | abc+



Prefeito Gilberto Gomes anunciou que este é o maior programa habitacional da cidade

Foto: Eder Zucolotto/Prefeitura de Parobé

Adicionar aos favoritos o Link permanente.