Com popularidade em queda, Lula lança balanço dos 2 anos de governo em evento

Em meio à pior avaliação desde o início do mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (3) de um grande evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Batizado de “O Brasil dando a Volta por Cima”, o ato é organizado pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), comandada por Sidônio Palmeira, e pretende apresentar um balanço das ações do governo nos últimos dois anos.

O evento também marca o início de uma nova campanha publicitária do Planalto, com o slogan “O Brasil é dos Brasileiros”. A frase, inspirada em bonés anti-Trump, será usada para tentar recuperar o capital político de Lula no segundo biênio de mandato. Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (2) mostra que a desaprovação ao governo chegou a 56%, o pior índice desde janeiro de 2023.

Leia também

Candidaturas de Lula e Bolsonaro para 2026 empatam em 55% de rejeição, diz Quaest

Zema e Caiado são os menos rejeitados; maioria não quer Lula candidato à reeleição

Eleições 2026: Lula lidera 2º turno contra todos os concorrentes, diz pesquisa Quaest

Em uma reedição do segundo turno da eleição da 2022, Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%

A estratégia de comunicação é ressaltar os principais programas sociais do governo, como Mais Médicos, Farmácia Popular, Pé-de-Meia e o Novo PAC. A cerimônia também destacará ações voltadas ao combate à fome, à reestruturação do SUS e à geração de empregos.

No campo internacional, o governo vai apresentar dados sobre o “retorno do Brasil ao protagonismo global”. Entre os destaques estão encontros com líderes de 67 países, a abertura de 340 novos mercados para o agronegócio e a presidência brasileira em fóruns como o Mercosul, o Brics e a COP30, sediada em Belém (PA) no fim do ano.

Vídeos institucionais trarão números sobre entregas nas áreas de indústria, emprego, agro, políticas públicas e comércio exterior. Também estão previstos depoimentos de brasileiros beneficiados por programas retomados no atual mandato.

O Planalto convidou ministros, secretários, coordenadores de programas, congressistas e representantes de movimentos sociais. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é esperado; já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve faltar.

Apesar da presença de muitas autoridades, a expectativa é de que poucos subam ao palco. O discurso de encerramento será feito por Lula, que deve usar o momento para reposicionar sua imagem e reforçar a mensagem de que o país “deu a volta por cima”.

The post Com popularidade em queda, Lula lança balanço dos 2 anos de governo em evento appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.