Comitesinos elege diretoria para os próximos dois anos

A nova plenária do Comitesinos, empossada na quinta-feira (3) durante assembleia-geral, elegeu pela primeira vez uma chapa formada 100% por mulheres para representar o comitê de bacia hidrográfica mais antigo do Brasil pelos próximos dois anos.

A bióloga e engenheira de bioprocessos e tecnologias Viviane Feijó Machado assume pela segunda vez a presidência da entidade, que terá como vice a bióloga e doutora em desenvolvimento rural Luana Rosa. Já a secretaria-executiva segue sob a coordenação da engenheira sanitarista e ambiental Kely Boscato Pereira.

A presidente reeleita, bióloga e engenheira de bioprocessos e tecnologias, Viviane Feijó Machado, o diretor de Recursos Hídricos do DRH/RS Carlos Silveira, a secretária-executiva adjunta do CRH/RS, Carmem da Silva, e a vice-presidente eleita, bióloga e doutora em Desenvolvimento Rural, Luana Rosa.



A presidente reeleita, bióloga e engenheira de bioprocessos e tecnologias, Viviane Feijó Machado, o diretor de Recursos Hídricos do DRH/RS Carlos Silveira, a secretária-executiva adjunta do CRH/RS, Carmem da Silva, e a vice-presidente eleita, bióloga e doutora em Desenvolvimento Rural, Luana Rosa.

Foto: Magali Schmitt/Comitesinos

A assembleia ocorreu no câmpus da Unisinos, em São Leopoldo. A eleição foi conduzida pelo Conselho de Recursos Hídricos do Estado (CRH-RS), que nomeou no ato todos os componentes do plenário. Nesta primeira chamada, foram escolhidas as entidades-membro para as categorias Abastecimento Público, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos, Drenagem, Geração de Energia, Produção Rural, Indústria, Lazer e Turismo, Legislativo Estadual e Municipal, Associações Comunitárias, Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, Organizações Ambientalistas, Associações Profissionais e Organizações Sindicais. As vagas não preenchidas poderão ser ocupadas sem segunda chamada, após trâmites e publicação oficial do governo do Estado.

Veja também: Defesa Civil municipal lança cadastro para voluntários; saiba como se inscrever

Haviam se inscrito 45 entidades e 42 foram homologadas, ou seja, estavam aptas a concorrer a vagas distribuídas em dois grupos: Usuários da Água e Representantes da População.

Decisões coletivas

Instituído em 1988, o Comitesinos é o primeiro comitê de bacia do Brasil. A partir da decisão coletiva, o plenário delibera pelo que é melhor para a sociedade da bacia no que se refere aos diferentes usos da água, sempre priorizando o abastecimento humano. 

Uma grande frente em que a entidade vem trabalhando é a cobrança pelo uso da água, ferramenta que, implementada pelo governo do Estado, garantirá recursos para obras estruturantes na bacia, com vistas à segurança hídrica. Ou seja: a disponibilidade deste recurso em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades humanas, econômicas e ambientais.

“Eleição traz diversidade de gênero e inspira as próximas gerações”

Viviane analisou a reeleição definida na assembleia-geral. “A recondução da presidência mostra que a gestão foi positiva e que estamos no caminho certo para a gestão das águas na bacia”, afirma Viviane.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

“Foram necessários 34 anos para uma mulher chegar à presidência. Agora, na reeleição, com 37 anos de Comitesinos, formamos uma chapa com duas mulheres, presidenta e vice. A eleição dessa diretoria com duas mulheres traz a diversidade de gênero e inspira as próximas gerações para a participação ativa das mulheres em todas as áreas”, analisa a presidente reeleita.

Nos últimos dois anos, o colegiado aprovou também várias deliberações com foco na revitalização, proteção e conservação da bacia do Sinos. Entre elas, figuram temas como identificação e proteção das áreas de banhado na várzea do Sinos, sistema de bombeamento para irrigação, regionalização dos serviços de saneamento e uso e parcelamento do solo em zonas rurais, além de medidas administrativas de interesse coletivo.

As Deliberações do Comitesinos estão disponíveis no site da entidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.