Hub Fundos da RTM integra a indústria de fundos com segurança e redução de custos

Atenta às necessidades da indústria de fundos de investimentos no país, a RTM vem aprimorando cada vez mais a plataforma Hub Fundos, que permite padronizar e automatizar a comunicação entre corretoras, assets, distribuidoras e gestoras de fundos de investimentos, administradores fiduciários e custodiantes, com mais rapidez e transparência.

Criada há 3 anos, a plataforma, segundo o head de negócios da RTM, Aloísio Mota, tem tido boa receptividade do mercado e mais de 80% da indústria já usa o hub. “O grande objetivo nosso é centralizar a troca de informações entre todos os players, modelo bastante comum nos Estados Unidos e Europa”, diz.

RTM: Eficiência de operação

A plataforma Hub Fundos possui cinco funcionalidades principais. Uma delas é a automatização da portabilidade de cotas de fundos de investimentos.

Ela permite reduzir o tempo médio de uma transferência de até 60 dias para menos de 5 dias úteis, melhorando significativamente a eficiência dessa operação. “Já fizemos mais de 2 bilhões de portabilidade. E há instituições que fazem a transferência em minutos”, afirma Mota.

Outro ponto é a integralização de cotas. A plataforma permite realizar ordens de movimentação (aplicação e resgate) em um sistema altamente seguro.

Com cadastro digital centralizado de fundos e instituições, a plataforma diminui o risco de divergência de informações, além de facilitar o processo de troca de informações utilizando um modelo semelhante ao Open Finance. Além disso, é possível realizar diligências prévias nos arquivos de forma individualizada. “A gente consegue ter uma trilha de auditoria de todo o processo”, pontua o Mota.

No âmbito ainda das funcionalidades, a plataforma disponibiliza para os eventos societários dos fundos mais fluidez no fluxo de convocação de assembleia, retorno de votos, deliberação e divulgação de comunicados.

Corte nos custos operacionais

“O Hub Fundos reduz os custos de observância e operacionais de seus participantes, diminuindo a necessidade de recursos humanos e investimentos em sistemas”, aponta Aloísio Mota. “É uma redução de trabalho operacional das empresas imenso”, acrescenta.

A RTM é uma empresa com quase 30 anos de atuação no mercado financeiro, oferecendo soluções de telecomunicações, infraestrutura e sistemas.

Por trás da empresa há parceiros de renome. A participação acionária é composta pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com 80%, e a B3, com 20%. “Essa parceria reforça a neutralidade e a confiabilidade da empresa como agente de tecnologia no setor”, destaca Mota.

Além disso, a solução possui integração à plataforma Clearing da B3, proporcionando registro e liquidação de cotas de forma automatizada, além de outros sistemas, como o da Sinqia e da BRITech.

Conformidades

Toda a plataforma está 100% em conformidade com as regulamentações do mercado, incluindo as resoluções CVM 175 e a CVM 210, e atualizações são feitas periodicamente, atendendo às determinações dos órgãos reguladores do mercado financeiro para a indústria de fundos.

“A mensageria é baseada no padrão internacional ISO 20022 e os processos que rodam na plataforma são criptografados de ponta a ponta. O acesso às informações é feito somente pelas partes envolvidas na troca de informações”, ressalta o head de negócios.

Ele explica que a RTM oferece três canais de comunicação para facilitar a adoção do Hub Fundos: portal web, envio de arquivos (SFTP) e integração por APIs, permitindo que as instituições escolham o método mais adequado. A RTM também oferece a possibilidade de comunicação por uma rede privada.

“De acordo com o grau tecnológico de cada instituição, ela pode optar por um dos canais facilitando seu processo de adesão. Se for via web, rapidamente, liberamos o login e acesso de uma forma muito simples e fácil”, destaca.

Mota afirma que outras funcionalidades serão entregues este ano no Hub Fundos e novas tecnologias estão sempre sendo aplicadas.

“Iremos criar uma plataforma de voto à distância, transferência de fundos, cadastro centralizado, entre outras funcionalidades. Além disso, em nossas soluções sempre procuramos observar padrões que o mercado utiliza em termos de informações e layout, para não criar entraves do ponto de vista de tecnologia. A gente traz o padrão do mercado para dentro da nossa solução, facilitando o onboarding”, diz.

The post Hub Fundos da RTM integra a indústria de fundos com segurança e redução de custos appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.