Inscrições abertas para o Programa Saneamento na Escola, promovido pelo Pró-Sinos

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Programa Saneamento na Escola, promovido pelo Consórcio Pró-Sinos (Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos).

O programa visa promover o conhecimento sobre saneamento básico de forma educativa e engajadora, proporcionando a estudantes uma compreensão ampla sobre a importância desses serviços para a qualidade de vida, recuperação e conservação do meio ambiente.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Pelo programa, diversas atividades são realizadas nas escolas participantes



Pelo programa, diversas atividades são realizadas nas escolas participantes

Foto: Divulgação/Pró-Sinos

“O Programa Saneamento na Escola tem como propósito estimular e reconhecer a implementação de práticas sustentáveis no ambiente escolar, com ênfase na execução de ações relacionadas aos serviços de saneamento básico. O objetivo central é transformar a comunidade escolar em agentes multiplicadores e a escola em um locus de sensibilização ambiental, promovendo a mobilização da sociedade para a conservação e preservação do meio ambiente”, reforça a coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Deise Poeta.

LEIA TAMBÉM: Projeto Vivavôlei é reinaugurado em São Leopoldo e vagas são ampliadas

Para toda a comunidade escolar

Ela explica que o projeto visa abranger toda a comunidade escolar, sem limite de idade ou ano para alunos. “Ele contém dois professores coordenadores do projeto em cada escola, que irão escolher alguns alunos que possam vir a estimular e a representar as ações dentro da escola, não tendo limite específico de participantes, pois o objetivo é que todos se envolvam, incluindo os demais professores e servidores das escolas”.

Conforme Deise, as ações serão implementadas em períodos pré-determinados pelo Consórcio Pró-Sinos, permitindo o acompanhamento por meio de capacitações para os professores que serão dedicadas a cada tema abordado sobre o saneamento básico – tratamento e abastecimento de água potável, drenagem das águas pluviais urbanas, coleta e tratamento de efluentes e limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos urbanos. “Então, dentro destes temas específicos as escolas irão implementar ações para tratar sobre cada um deles, que serão tratados dentro do mês específico conforme o cronograma do projeto”, destacou.

CONFIRA: Escolas de São Leopoldo ganham app para acompanhar rotina escolar

Mais de 100 escolas participantes

No total, as três edições anteriores do programa tiveram 103 escolas participantes de vários municípios da região: 32 em 2022; 38 em 2023; e 33 no ano passado.

As inscrições para integrar o programa em 2025 seguem até o dia 30 de abril. “A partir de 1º de maio iniciam-se as ações efetivas nas escolas, com as capacitações mensais para os professores coordenadores do programa. Essas ações irão ocorrer até o dia 10 de outubro onde finalizamos os envios por parte das escolas das ações que foram realizadas”, ressaltou Deise. “A partir daí iniciamos o período de avaliações das ações que foram realizadas durante o ano por uma banca avaliadora ligada a área ambiental, e seguimos com o processo de divulgação de resultados, que se dará no dia 7 de novembro através das mídias sociais do Pró-Sinos”, acrescentou.

As inscrições para o programa podem ser feitas neste link. 

Para saber mais sobre a iniciativa, interessados podem acessar www.prosinos.rs.gov.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.