Prefeitura de Canoas decreta situação de emergência após temporal de segunda-feira

Em razão dos danos causados pela ventania e chuva intensa na última segunda-feira (31), a Prefeitura de Canoas decretou situação de emergências nas áreas afetadas pelo evento climático. O documento assinado pelo prefeito Airton Souza foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (3) e tem validade de 180 dias. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Danos foram registrados em diferentes bairros de Canoas



Danos foram registrados em diferentes bairros de Canoas

Foto: Paulo Pires/GES

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

A cidade registrou um acumulado de chuva superior a 78 mm em curto período de tempo e rajadas de ventos que chegaram a 100 Km/h. Com isso, cerca de 300 residências ficaram destelhadas e 80 árvores caíram, segundo a administração municipal. 

O Decreto nº 89, de 3 de abril de 2025, levou em consideração os “severos danos causados pela tempestade ocorrida com queda de árvores, queda de postes, danos generalizados na rede elétrica, prédios públicos e privados”, define o texto. Os danos ambientais, materiais e prejuízos econômicos e sociais que serão lançados no Formulário de  Informações do Desastre (FIDE) assim que forem apurados. 

Airton Souza assinou decreto de situação de emergência nesta quinta-feira (3) acompanhando do secretário da Defesa Civil de Canoas, Vanderlei Marcos



Airton Souza assinou decreto de situação de emergência nesta quinta-feira (3) acompanhando do secretário da Defesa Civil de Canoas, Vanderlei Marcos

Foto: Vinicius Medeiros/PMC

“É uma ação importante para que a cidade consiga recursos que ajudarão centenas de famílias afetadas pelo temporal”, justifica o prefeito. A sugestão para o decreto de emergência partiu do secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos. “Basta circular pela cidade para verificarmos os danos no município, nas escolas, postos de saúde e residências das pessoas. Muitos que sofreram agora estavam reconstruindo suas casas devido às enchentes do ano passado”, comentou.

Busca por recursos

Com a publicação do decreto, a administração municipal irá atrás do reconhecimento dos entes estadual e federal já nesta sexta-feira (4). 

“Nossa cidade ainda está se recuperando da tragédia de maio passado e este temporal causou novos custos. Vamos buscar recursos para reestabelecimento e para que a população de Canoas tenha acesso a programas estaduais e nacionais destinados aos afetados do temporal”, reitera o secretário Vanderlei Marcos.

A Prefeitura calcula que cerca de 120 mil pessoas foram afetadas por falta de energia elétrica ou abastecimento de água em Canoas. Além disso, entorno de 1.200 pessoas tiveram suas casas danificadas. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.