Único carro à venda da Suzuki pode sair de linha por causa do governo no Brasil

A vida da Suzuki e do jipinho Jimny Sierra no Brasil não está nada fácil. O que acontece é que ele é o único modelo da marca oferecido em solo nacional há um bom tempo. Contudo, desde 1° de janeiro deste ano, está em vigor o Proconve L8, um programa mais rígido que vistoria as normas de emissões de poluentes e o motor do Jimny Sierra não atende às normas.

E é aqui que mora o problema. O Jimny Sierra conta com o motor 1.5 aspirado a gasolina de 108 cv e 14,1 kgfm de torque. Além disso, ele pode trabalhar em união com o câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Todavia, o conjunto propulsor foi calibrado para atender aos antigos programas de emissões de poluentes e não as normas atuais.

Por sorte, a HPE, empresa que cuida das operações da Suzuki no Brasil, conseguiu importar cerca de 1.500 unidades do jipinho off-road até o fim de 2024. E segundo a Auto Esporte, essas unidades vão abastecer as concessionárias brasileiras ao longo de 2025. O problema é que quando acabar esse estoque, a marca precisará correr contra o tempo para continuar em operação em solo brasileiro.

Situação indelicada

Sabendo que no começo de janeiro deste ano o programa de emissões ficaria mais rígido, a HPE já conversava com a matriz japonesa da fabricante. Só que, mesmo com diversas conversas, a matriz da marca e a HPE não chegaram a um acordo para haver alterações na motorização do Jimny Sierra para a linha 2025 brasileira.

Segundo o portal, as unidades importadas para o Brasil conseguirão atender a demanda pelo modelo até o fim deste ano. Ainda assim, a HPE e a Suzuki do Japão seguem em tratativas sobre o futuro da montadora japonesa em solo brasileiro. Dessa forma, se chegarem a um acordo, os brasileiros podem esperar por novos lançamentos por aqui e que atendam as normas do programa de emissão.

Uma das opções seria o lançamento do SUV eVitara. Ele é 100% elétrico, tem porte compacto, visual futurista e é oferecido na Europa em três versões. Sendo que a mais barata tem 144 cv e baterias de 49 kWh e a mais cara tem tração 4×4, 184 cv e mais destaques. Se ele vier ao Brasil, teria como rivais diretos o BYD Yuan Pro, Volvo EX30 e mais SUVs elétricos.

Suzuki eVitara verde de frente em foto de dianteira no fora de estrada
Suzuki eVitara [Divulgação]

Você gosta do Jimny Sierra? O que acha que a Suzuki pode fazer para seguir em operação no Brasil? Conte nos comentários


O post Único carro à venda da Suzuki pode sair de linha por causa do governo no Brasil apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.