Visando movimentar a economia, Centro de Inovação e Tecnologia apresenta projeto em Novo Hamburgo

Inaugurado em outubro de 2024, o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Novo Hamburgo deu um novo passo em sua trajetória. Na tarde desta terça-feira (3) foi lançado o projeto Aliança para Inovação, que reúne empresas, universidades, centros de pesquisa além do próprio setor público.

O objetivo central é fortalecer a inovação, tecnologia e empreendimento no município. “Primeiro foi feita a estruturação institucional. Ou seja, a governança e principalmente os conselhos consultivo e deliberativo. Agora estamos fazendo com que o CIT saia para o mercado e vá para prática”, explicou o gerente regional do Sebrae RS nos Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti.

CIT Novo Hamburgo  | abc+



CIT Novo Hamburgo

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

LEIA TAMBÉM: UPAs de Novo Hamburgo têm filas e lotação por casos suspeitos de dengue

Ao lado do Sebrae, o grupo pioneiro reúne ainda outros 13 participantes. “A partir de segunda-feira (7) vamos começar a trazer as startups aqui para dentro [do CIT], fazer conexões, promover negócios e fazer com que as empresas geram uma conexão para fazer e trazer inovação”, diz.

Questionado sobre qual a grande motivação para levar o negócio para o CIT, Copetti foi direto. “Inteligência, aqui nós temos uma idealização de negócio, modelagem de negócio. Podemos ensinar o empreendedor a trilhar o caminho. Ele vai ter consultoria, mentoria, orientações técnicas, aceleradoras que vão investir no negócio dele, vitrine e novos clientes. O CIT é um centro de promoção e impulsão nos negócios de tecnologia e inovação”, completa.

Estruturação do CIT 

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT). “É um comitê, um conselho, visando contribuir e pensar estratégias para o município de Novo Hamburgo. Um plano de atração de empresas e entender quais as reais necessidades da cidade”, diz a titular da pasta Daiana Monzon.

A secretária específica que a partir deste momento o CIT está sendo ativado. “Já abrimos um edital, que permanecerá aberto para o fluxo contínuo das empresas que pretendem fazer parte do CIT. Teremos diversos eventos ao longo do ano para que as pessoas caminhem aqui dentro [na sede], que olhem, interajam e tenha investimento.”

Gerente regional do Sebrae RS nos Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti. | abc+



Gerente regional do Sebrae RS nos Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti.

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Daiana reitera que a estrutura deverá crescer ainda mais em 2025. “É a cereja do bolo, a ativação desse Centro de Inovação e Tecnologia. Que vai movimentar e proporcionar essas conexões.”
Fazem parte do projeto como pioneiras as seguintes instituições: Unimed Vale do Sinos, Killing Tintas e Adesivos, Sicredi Pioneira, Cigam Software de Gestão, Pulse, Universidade Feevale, Fundação Liberato, IENH, Abrameq, CDL, ACI, Sebrae e Fenac.

“Estamos dando um passo fundamental para transformar Novo Hamburgo em um centro de referência em tecnologia e inovação. A Aliança para Inovação será um motor de crescimento, conectando talentos e criando oportunidades para nossa população”, complementa o prefeito Gustavo Finck.

  • CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

CIT Novo Hamburgo  | abc+



CIT Novo Hamburgo

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Adicionar aos favoritos o Link permanente.