CEO da Latam Brasil cita novela “Vale Tudo” para discutir imagem negativa das companhias aéreas

Jerome Cadier CEO da Latam estara no Travel Connect 2024 e1738324964661 CEO da Latam Brasil cita novela "Vale Tudo" para discutir imagem negativa das companhias aéreas

Jerome Cadier, CEO da Latam (Divulgação/Latam)

O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, afirmou nesta semana que a novela “Vale Tudo”, exibida originalmente em 1988, pode ter influenciado negativamente a imagem das companhias aéreas no Brasil. Em publicação no LinkedIn, Cadier mencionou a ficcional TCA, empresa retratada na trama, para levantar um debate sobre a percepção da população em relação ao setor.

  • Latam soluciona mais de 80% dos casos de clientes impactados pela suspensão da Voepass
  • Latam e Azul entram para o ranking das 10 companhias aéreas mais pontuais do mundo
  • Latam amplia codeshare com Airlink e expande conexões na África

Na avaliação do executivo, a representação de uma companhia aérea conduzida por personagens de caráter duvidoso pode ter contribuído para consolidar uma visão crítica do público sobre empresas do setor. “A TCA é de propriedade e conduzida por pessoas sem escrúpulos e com ética muito duvidosa”, escreveu. “Será que isto não explica, mesmo que pouco, porque as companhias aéreas são vistas de forma tão negativa no Brasil (coisa que não acontece em outros países)?”

Captura de Tela 2025 04 04 as 13.17.27 CEO da Latam Brasil cita novela "Vale Tudo" para discutir imagem negativa das companhias aéreas

Jerome indaga sobre o peso cultural das novelas na sociedade e a forma como as companhias aéreas são retratadas (Reprodução/LinkedIn)

Cadier afirmou que seu objetivo foi refletir sobre como a população pode ser influenciada de maneira subliminar por narrativas culturais. Ele também antecipou possíveis críticas ao seu argumento. “Me antecipo a estes comentários convidando todos que assim pensam a buscar fatos e dados comparando o desempenho das empresas brasileiras com as estrangeiras”, disse.

A postagem provocou reações diversas na rede social, com parte dos comentários apontando problemas estruturais no atendimento ao cliente como principais responsáveis pela reputação negativa das empresas. Outros usuários defenderam o ponto de vista do CEO, citando a falta de valorização de companhias nacionais no imaginário coletivo do país.

A novela “Vale Tudo”, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, foi exibida originalmente em 1988 pela TV Globo. A produção voltou ao ar na última semana ao na TV Globo, exibida em horário nobre, reacendendo debates sobre sua influência cultural.

Confira a publicação na íntegra

A nova versao da novela esta disponivel diariamente na TV Globo ReproducaoTV Globo e1743785426802 CEO da Latam Brasil cita novela "Vale Tudo" para discutir imagem negativa das companhias aéreas

A nova versão da novela está disponível diariamente na TV Globo (Reprodução/TV Globo)

“Vale Tudo?

As novelas no Brasil sempre foram importantes formadoras de opinião ou profundos reflexos da sociedade. Quem sabe hoje sejam menos relevantes do que já foram. Confesso que faz tempo que não assisto novelas mas lembro bem desta novela chamada “Vale Tudo”, de 1988, que a Globo está reeditando agora.

O que eu não lembrava é que a empresa no centro da trama é uma companhia aérea (TCA).
Ela é de propriedade e conduzida por pessoas sem escrúpulos e com ética muito duvidosa. Podemos não lembrar de “quem matou Odete Roitman” mas lembramos que todos a odiavam.

É tudo ficção mas é interessante que a escolha dos autores tenha sido de uma companhia aérea no centro da trama. Será que eu mesmo, que na época nem sonhava em trabalhar em uma companhia aérea, não fiquei negativamente impressionado com o tipo de pessoas e relações descritas dentro da empresa?

Será que isto não explica, mesmo que pouco, porque as companhias aéreas são vistas de forma tão negativa no Brasil (coisa que não acontece em outros países)? Sei que estas perguntas não tem resposta objetiva mas meu intuito foi somente nos fazer refletir como as vezes somos subliminarmente influenciados.

PS de sempre – eu sei que algumas pessoas vão comentar que as companhias aéreas no Brasil são mal vistas porque operam mal ou não respeitam os seus clientes. Me antecipo a estes comentários convidando todos que assim pensam a buscar fatos e dados comparando o desempenho das empresas brasileiras com as estrangeiras”, disse Cardier em sua conta pessoal no LinkedIn .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.