Previsão de frio deixa Fundação de Saúde em alerta para alta no movimento das UPAs

Moradores de Novo Hamburgo que precisaram de assistência médica durante a semana nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) enfrentaram longas filas. Uma mulher, que não quis se identificar, afirmou que levou o marido até a UPA Canudos na última quarta-feira (2). O homem estava com suspeita de dengue e precisou aguardar mais de quatro horas para ser atendido.

UPA Canudos  | abc+



UPA Canudos

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

A Fundação de Saúde (FSNH) confirmou o aumento nas notificações de dengue. Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que até a tarde desta sexta-feira (4) eram 647 casos suspeitos da doença no município. Destes, 301 haviam sido confirmados, mantendo Novo Hamburgo na 3ª posição do ranking das cidades com o maior número de confirmações no Estado.

LEIA MAIS: Primeira morte por chikungunya da história do RS é confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde

No entanto, a sexta-feira trouxe consigo uma mudança de panorama nas unidades de saúde. As UPAs Centro e Canudos registavam pouco movimento no início da tarde. Eram cerca de dez pessoas na região central e outras 20 em Canudos.

Ainda assim, as baixas temperaturas e a previsão de frio no sábado (5) e domingo (6), preocupam a FSNH. “Como a área da saúde é instável, pode ser que os espaços voltem a ficar lotados.” A Fundação explica que as segundas e terças-feiras são os dias com maior procura nos centros de saúde do município. “As equipes estão completas e são reforçadas nestas datas.”

UPA Centro | abc+



UPA Centro

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Questionada sobre a dengue, a FSNH comunicou que 107 pessoas foram atendidas com sintomas da doença no período de 1º de março e 3 de abril, sendo que apenas um paciente precisou de internação na rede pública.

Problemas nas UBSs

Outra reclamação dos pacientes está relacionada às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Morador do bairro Santo Afonso, Raul Anderson, 25 anos, diz estar há dias com sintomas de Covid-19 e uma mancha no rosto. “Procurei a UBS e me mandaram para a UPA. Chegando na UPA, falaram para voltar até a UBS e depois, mais uma vez para a UPA.”

UPA Centro | abc+



UPA Centro

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

  • CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Nesta sexta-feira ele estava aguardando mais uma vez o atendimento na UPA Centro. “Com a classificação azul via demorar, mas espero que agora resolva”, completa.

A FSNH foi procurada e afirmou que vai averiguar essa e outras reclamações quanto aos atendimentos na UBSs.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.