Acidente fatal: familiares e amigos se despendem de estudantes da UFSM

Familiares e amigos das vítimas do acidente de ônibus que deixou sete pessoas mortas em Imigrante, no Vale do Taquari (RS), velaram os corpos, neste sábado (5/4), em diferentes municípios da região central do Rio Grande do Sul, como Vale Vêneto (distrito de São João do Polêsine), São Pedro do Sul, Estrela Velha e Santa Maria.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se dispôs a realizar para realizar uma cerimônia conjunta, no entanto, as famílias preferiram organizar velórios individuais.

Como foi o acidente

Um ônibus que transportava estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tombou, nessa sexta-feira (4/4), resultando na morte de pelo menos sete pessoas. Os estudantes, do curso de paisagismo, estavam a caminho de uma visita técnica ao Cactário Horst, na cidade de Imigrante, no Rio Grande do Sul.

O acidente aconteceu após o ônibus sair da pista pelo lado esquerdo e perder os freios, caindo em uma ribanceira. A rodovia está bloqueada nos dois sentidos para o atendimento da ocorrência. O acidente ocorreu por volta das 11h.

Em nota, a universidade informou que pelo menos 35 pessoas estavam no ônibus e que enviou uma equipe ao local para acompanhar o resgate. Os estudantes são do Colégio Politécnico da UFSM.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus transportava 31 alunos, três professores e um motorista terceirizado. As vítimas ainda não foram identificadas.

O ônibus tombou na Estrada Acesso Rota do Sol, próximo à Metalúrgica Hassman.

A Prefeitura de Imigrante emitiu um alerta informando que, devido ao acidente, as consultas eletivas no Centro de Saúde e na UBS Daltro Filho estão canceladas nesta sexta. As vítimas estão sendo encaminhadas para hospitais de Teutônia e Lajeado.

A Universidade Federal de Santa Maria decretou luto oficial: “Infelizmente, tivemos a confirmação por parte da Brigada Militar de óbitos […] Na impossibilidade de seguirmos com as atividades normalmente na instituição, a UFSM decreta luto oficial de três dias”.

Governador e prefeitura lamentam acidente

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou nesta sexta-feira (4/4) o acidente na cidade de Imigrante, onde um ônibus que transportava estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tombou, deixando pelo menos sete estudantes mortos.

Leite lamentou o acidente e manifestou solidariedade às famílias das vítimas.

“Uma tragédia profunda que atinge famílias e amigos, além de toda a comunidade acadêmica e o povo gaúcho, que hoje se solidariza com essa dor”, comentou Leite.

O governador também manifestou solidariedade aos colegas da UFSM e, “a todos que estão direta ou indiretamente afetados por esse triste episódio”.

“Desde os primeiros momentos, estamos em contato direto com as forças de segurança, com os serviços de saúde e com as equipes de resgate. O governo do Estado está mobilizado para prestar todo o apoio necessário”, informou o governador na rede social X

Nas redes sociais, Leite declarou que “o Rio Grande do Sul está de luto” e que continua acompanhando a situação.

Em nota, a prefeitura de Santa Maria se solidarizou “com as famílias, os amigos, os colegas e toda a comunidade acadêmica”. Segundo o texto, equipes do Executivo municipal estão a caminho do campus para acolher família que estão procurando informações.

A prefeitura de Imigrante afirmou que “está prestando todo o suporte necessário e reforça o agradecimento às equipes de resgate da região e do estado pela solidariedade e ajuda prestadas”. À Rádio Gaúcha, o prefeito Germano Stevens classificou o acidente como “a maior tragédia” da história do município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.