Ataque russo à cidade natal de Zelenskiy mata 19 pessoas

O número de mortos no ataque russo com mísseis balísticos e drones na sexta-feira contra Kryvyi Rih, na Ucrânia, subiu para 19, incluindo nove crianças, disse o prefeito Oleksandr Vilkul no Telegram.

O ataque a uma parte residencial da cidade central ucraniana, cidade natal do presidente Volodymyr Zelenskiy, danificou 34 prédios de apartamentos, bem como lojas, instalações comerciais e carros, disse o prefeito. As vítimas tinham apenas três anos.

Pelo menos 68 pessoas ficaram feridas, incluindo 40 que foram hospitalizadas. As operações de resgate foram concluídas durante a noite.

O ataque mortal ocorre em um momento em que os aliados europeus da Ucrânia estão pedindo ao presidente russo, Vladimir Putin, que responda imediatamente a uma proposta dos EUA de um cessar-fogo parcial que Kiev aceitou sem condições.

As autoridades americanas estão cada vez mais frustradas com a lentidão da Rússia nos esforços liderados pelos EUA para encerrar sua guerra de três anos.

O Ministério da Defesa da Rússia, em um raro comentário sobre um ataque dentro da Ucrânia, disse em um comunicado que atingiu “comandantes militares e instrutores ocidentais” reunidos em um restaurante.

Mais cedo, nesta sexta-feira, pelo menos cinco pessoas foram mortas e 34 ficaram feridas em um ataque de drone em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia.

Leia também

Rússia faz 4ª ataque com drones à Ucrânia e deixa 4 mortos e 35 feridos

Especialistas ouvidos pela Reuters apontam que o uso intensivo de drones indica uma mudança tática por parte da Rússia

A Defesa Aérea da Ucrânia disse que derrubou 51 dos 92 drones durante a noite, com danos relatados nas regiões de Dnipropetrovsk, Kiev, Zhytomir e Sumy. Um drone russo também atingiu a usina termelétrica em Kherson na sexta-feira, disse Zelenskiy.

“Os russos sabem exatamente o que estão acertando. Eles sabem que essas são instalações de energia que devem ser protegidas de ataques sob o que a própria Rússia prometeu ao lado americano”, disse Zelenskiy em um post no X.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças derrubaram 49 drones ucranianos em nove regiões. Uma instalação de produção foi alvejada em Saransk, na região da Mordóvia, a cerca de 700 quilômetros da fronteira ucraniana, disse seu governador, sem fornecer mais detalhes. O canal Telegram Baza disse que o ataque foi em uma grande fábrica de fibra óptica, causando um incêndio.

Linhas de energia foram danificadas em um ataque de drone na região russa de Belgorod, disse o governador da região.

Separadamente, o governador da região russa de Samara – a cerca de 1.000 km da Ucrânia – informou que uma empresa industrial não especificada foi atingida por drones, causando um incêndio, mas sem mortes. Postagens não confirmadas nas redes sociais mostraram uma série de explosões na área.

Em meio aos ataques, alguns dos principais aliados ocidentais de Kiev estão em contato com a Rússia, diante da sua demora nas negociações conduzidas por Washington. Moscou tem “mudado” ao continuar atacando a infraestrutura de energia da Ucrânia, apesar de um acordo alcançado no mês passado para interromper tais ataques, disse o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, em uma reunião da Otan de ministros das Relações Exteriores em Bruxelas.

Tendo prometido alcançar um fim rápido para o pior conflito da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse no fim de semana passado que estava “muito zangado” com Putin. Mais tarde, ele rebateu as críticas e disse acreditar que o líder russo “cumprirá sua parte do acordo”.

O Kremlin negou na sexta-feira relatos da mídia de que Putin e Trump planejam uma conversa telefônica dentro de dias.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Ataque russo à cidade natal de Zelenskiy mata 19 pessoas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.