Brasil enfrentará fortes temporais e queda na temperatura. Veja onde

A passagem de uma frente fria ocasionará fortes chuvas em várias partes do país neste final de semana, especialmente no Sudeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as instabilidades meteorológicas devem atingir o leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, estendendo-se até o sul do Espírito Santo. Essas regiões podem ter chuvas acima de 100 mm/dia.

Desde a manhã da última sexta-feira (4/4), a região leste do estado de São Paulo e oeste do estado do Rio de Janeiro estão sob alerta vermelho do Inmet para grandes acumulados de chuva. Além de grandes volumes de precipitações, algumas cidades estão sob o aviso para possíveis grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

A previsão aponta que, para o domingo (6/4), as chuvas devem diminuir em São Paulo e no Rio de Janeiro. Todavia, as fortes chuvas persistem em áreas do Espírito Santo e do extremo sul da Bahia, com precipitações intensas que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas.


O Inmet pede atenção especial para as seguintes áreas

  • Baixada Santista
  • Litoral Norte de São Paulo
  • Serra da Mantiqueira
  • Vale do Paraíba Paulista e Fluminense
  • Costa Verde
  • Região Metropolitana do Rio
  • Baixada Litorânea
  • Norte Fluminense e sul do Espírito Santo

O Inmet alerta para a possibilidade de instabilidades na costa norte do país, que devem persistir durante este sábado (5/4). É esperado que na região as precipitações tenham volumes de até 100 mm, e ventos de até 100 km/h em áreas que vão do Amapá ao Rio Grande do Norte.

Queda nas temperaturas

Além dos temporais, áreas do centro-sul estão podem registrar queda da temperatura, de 3ºC a 5ºC, entre sábado (5/4) e domingo (6/4). Os moradores de parte do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e de todo o estado de São Paulo vão sentir a queda das temperaturas.

Ventos costeiros também estão previstos para a faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, entre sábado (4/4) e às 4h de domingo (5/4), de acordo com o aviso amarelo publicado pelo Inmet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.