Em menos de 1h, dois aviões colidem com pássaros em aeroporto de SP

São Paulo — Dois aviões da Latam colidiram com pássaros ao pousarem no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã deste sábado (5/4). Os incidentes ocorreram com menos de 50 minutos de diferença.

A empresa aérea afirmou, por meio de nota, que as aeronaves pousaram em total segurança, mas que “episódios como estes geram grandes impactos em toda a operação”.

A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, registrou a suspeita de um terceiro “bird strike”, como é conhecido o fenômeno, porém o relato foi feito na origem do voo, fora do sítio aeroportuário de GRU.

Segundo a concessionária, as aeronaves e pistas foram vistoriadas e as medidas de monitoramento e afugentamento foram tomadas.

Colisões com pássaros

Durante o ano de 2024, a Latam registrou bird strikes em 513 de seus voos no Brasil. A empresa aponta que a alta incidência do fenômeno pode afetar a segurança operacional e prejudicar os passageiros, além de provocar custos adicionais com reparos das aeronaves.

Na nota, a empresa aérea alerta para a “necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros”.

A GRU Airport informou que o Aeroporto de Guarulhos apresenta o mais baixo índice de colisão com aves entre os principais aeródromos brasileiros e que o número de incidentes vem diminuindo significativamente nos últimos anos.

A baixa nas ocorrências desta natureza são, de acordo com a concessionária, um reflexo do aprimoramento das medidas de fauna, sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e em conformidade com as normas ambientais.

O Plano de Gerenciamento de Risco da Fauna inclui ações como manejo de ovos, ninhos e animais; controle de vegetação; remoção de poleiros e abrigos; além de técnicas de afugentamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.