Em Estância Velha, a Páscoa mistura a celebração religiosa com as tradições alemãs. A mais cultivada pela comunidade é a Osterbaum, a Árvore de Páscoa. Ela é feita com galhos secos que recebem os ovos especialmente decorados.
LEIA TAMBÉM: CHOCOPÁSCOA GRAMADO: Mestres confeiteiros disputarão por melhor bolo neste final de semana
Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
A pintura destes ovos está sendo feita durante a programação de Páscoa do município, que realiza atividades gratuitas na Praça 1º de Maio. Neste sábado (5), a Fábrica de Páscoa, realizou as oficinas de pintura de ovos.
“Teremos uma programação aos finais de semana e a pintura do ovo é um símbolo da Páscoa, especialmente pela tradição alemã da Osterbaum, que traz justamente o renascimento. E as crianças recebem também o amendoim para colocar dentro do ovo. Eles aprendem e se divertem”, explica a diretora de turismo da cidade, Larissa Mentz.
CONFIRA: LOUCURA POR SAPATOS: Frio aumenta busca por itens de inverno na Fenac
Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
A designer Rebeca Figur Schoenardie, 44 anos, levou a filha, a estudante Mariah Schornardie, 6. “Somos cristãos e acreditamos no verdadeiro significado da Páscoa“, ressalta Rebeca. “Eu achei muito legal. Gosto muito de poder pintar os ovos, abraçar os coelhinhos, fazer pintura de rosto, ganhar ovo de Páscoa. E é a data que Jesus mostra que sobreviveu. Ele voltou para limpar nosso coração”, diz Mariah.
Na família da auxiliar de cozinha aposentada Diane Ferreira, 61, as tradições também seguem de uma geração para a outra. “Eu faço as patinhas de coelho no chão, pintamos os ovos. É muito bom termos todas as tradições da data”, comenta Diane, que estava com o neto, o estudante Pyetro Arnold Ferreira, 5.
Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
Segundo a Mariana Statzner, que faz parte da Administração Municipal, o objetivo é desenvolver a criatividade da criançada. “É algo lúdico. Há o envolvimento das crianças em cultivar um símbolo de tradição cristã, mas claro que cada família trata da sua maneira e estimulamos aqui a criatividade. Oferecemos a tinta, esponjinha de aplicação, adesivos, mas as crianças decoram da forma que escolhem, é tudo muito livre”, detalha Mariana.
VEJA AINDA: Livro que destaca histórias sobre a Guerra Mucker na região é lançado em São Leopoldo
As atrações seguem até o dia 20 de abril. Neste sábado tem a abertura prevista para às 19h e na sequência a peça A Magia da Páscoa. Confira a programação completa aqui.
Toca do Coelho
Foto: Juliana Nunes/GES-Especial
Um dos espaços mais visitados na Páscoa de Estância Velha, na Praça 1º de Maio, é a Toca do Coelho. O Pascolino Estâncio recebe a criançada em sua “casa” para atender pedidos e tirar muitas fotos.
A família Rechenmacher fez questão de participar. Miguel, de 7 anos, já sabe o quer do coelho: caixa de bombom e Hot Wheels (carrinho). “A celebração é Jesus”, ressalta o menino, que estava com a mãe, a estudante Cristiane, 34, e o consultor técnico Samuel Rechenmacher. “Somos de Novo Hamburgo e todos os anos viemos para as atividades de Páscoa e também de Natal”, conta Cristiane.