Livro que destaca histórias sobre a Guerra Mucker na região é lançado em São Leopoldo

O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (MHVSL) foi um dos espaços na região que recebeu o lançamento do livro “Jammerthal, o Vale da Lamentação: A Minha Guerra Mucker”, de João Biehl.

A obra apresenta o conflito Mucker e a comunidade de Jammerthal, em Picada Café, sob uma outra perspectiva. O autor, que é natural de Picada Café, é antropólogo e professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e lançou a obra também em evento na noite da quinta-feira (3), em Sapiranga.

Diretora de Relações Institucionais do MHVSL, Ingrid Marxen destacou o lançamento de mais um livro com tema germânico na instituição. “Na verdade, isso tem tudo a ver com o museu, e é da nossa região: se olharmos no mapa, (a localidade de Jammerthal) é da nossa região de antiga São Leopoldo”, disse, lembrando que a Editora Oikos, responsável pela publicação, é parceira do Museu.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

150 anos da Guerra Mucker e 200 de Imigração Alemã

João Biehl mora nos Estados Unidos desde o início dos anos 1990, quando foi fazer um doutorado no país, mas lembra que já escrevia, especialmente na área da Teologia, enquanto residia no Brasil. Nos Estados Unidos, começou a escrever em inglês, onde tem vários livros publicados dentro de sua trajetória antropológica. Um deles, inclusive, deve ser lançado no Brasil ainda este ano: “Vita: a vida em uma zona de abandono social”.

Já as pesquisas sobre a Guerra Mucker começaram há cerca de três décadas atrás, quando Biehl ainda morava no Brasil, mas nunca haviam se transformado em livro. “Então, esse é o último texto que eu escrevi em português antes de me mudar para os Estados Unidos. Ele circulava de uma forma informal, em xerox, em museus e bibliotecas. E, como ano passado se comemorou os 150 anos da Guerra Mucker e os 200 anos da Imigração Alemã, numa conversa com Erny (Mügge, proprietário da Oikos), ele sugeriu publicarmos em livro”, explicou o autor.

Para tanto, Biehl trabalhou com muitos colegas que o ajudaram a refazer o texto do início dos anos 1990 e atualizá-lo com novas pesquisas.

LEIA TAMBÉM: São Leopoldo promove o 1º Sábado Azul para conscientizar e celebrar a inclusão

Terceira obra já está sendo pensada

“Jammerthal, o Vale da Lamentação…” é o segundo livro com a temática germânica da região escrita por João Biehl. “Há 3 anos, eu fiz um outro livro, que chama ‘Escritos Perdidos: Vida e Obra de Um Imigrante Insurgente’, que é também um livro a respeito de um personagem da Guerra Mucker, João Jorge Klein. que era o cunhado da Jacobina Mauren, e é tido como o arquiteto da Guerra Mucker, porque ele era um raro colono que tinha educação formal”, resumiu.

Mas Biehl revela que uma terceira obra já está sendo pensada para breve. O livro deve contar a história de membros da família Mucker, que se uniram a Jacobina e Klein e viraram figuras chaves na Guerra Mucker. “A gente chama esse livro de Guerra sem Fim”, completou o autor.

Livro foi lançado na tarde deste sábado (5), no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo | abc+



Livro foi lançado na tarde deste sábado (5), no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Como adquirir

O livro “Jammerthal, o Vale da Lamentação: A Minha Guerra Mucker”, tem 310 página. Publicado pela Editora Oikos, ele tem o investimento de R$ 75 e pode ser adquirido pelo site www.oikoseditora.com.br, pelo e-mail [email protected] e pelo WhatsApp: (51) 98114-9642.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.