Lula teria 48% contra 39% de Tarcísio em cenário de 2º turno, diz Datafolha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atualmente em seu terceiro mandato no comando do país, tem 48% das intenções de voto em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026 contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que ficou com 39%, segundo pesquisa do Datafolha publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, neste sábado.

Outros 13% disseram que votarão em branco, nulo ou em nenhum dos dois. Um total de 1% não soube responder, afirmou o jornal, citando dados da pesquisa.

O levantamento foi realizado entre terça e quinta-feira desta semana e ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Lula também lidera contra outros nomes vinculados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que em março se tornou réu por tentativa de golpe de Estado após decisão unânime da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal.

Leia também

Lula venceria nomes da direita e Bolsonaro se eleição fosse hoje, diz Datafolha

Apesar de baixos números de popularidade, petista lidera cenários de intenção de votos

Datafolha: Governo Lula interrompe queda de popularidade, mas reprovação segue alta

Comparado ao último levantamento, de 14 de fevereiro, o governo subiu cinco pontos porcentuais na avaliação positiva, e caiu três na negativa

Segundo o Datafolha, Lula tem 50% das intenções de voto contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que soma 38%; alcança 51% contra 34% do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que deixou o Brasil há duas semanas para morar nos Estados Unidos.

Mas, de acordo com a pesquisa, em um eventual confronto com Jair Bolsonaro, Lula tem 49% das intenções de voto para segundo turno ante 40% do ex-presidente que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior de Eleitoral (TSE).

Em cenário em que Lula decide não voltar à Presidência pela quarta vez, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece com 43% das intenções de voto de segundo turno contra 37% do governador de São Paulo aliado de Bolsonaro.

Em uma eventual repetição da disputa entre Haddad e Bolsonaro, que em 2018 foi vencida pelo segundo, o ministro da Fazenda tem 45% contra 41% das intenções de voto.

The post Lula teria 48% contra 39% de Tarcísio em cenário de 2º turno, diz Datafolha appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.