Manifestantes atacam Trump e Musk em comícios ‘sem intervenção’ nos EUA

Manifestantes durante um protesto "Hands Off" no National Mall em Washington em 5 de abril.

Manifestantes se reuniram nos Estados Unidos contra o presidente Donald Trump e Elon Musk, buscando defender o país de um governo que, segundo eles, ameaça os direitos civis básicos e pedindo a suspensão dos esforços para reduzir o tamanho do governo.

Mais de 1.200 manifestações “Hands Off” foram planejadas para sábado em todos os 50 estados, informou a Associated Press. Os organizadores incluíram grupos de direitos civis, sindicatos, defensores LGBTQ e grupos de veteranos.

Os comícios foram algumas das maiores demonstrações de oposição pública desde o início do segundo mandato de Trump em janeiro. Milhares de pessoas lotaram o centro de Boston com cartazes dizendo “Salve nossa democracia” e “Tire as mãos da Previdência Social”, enquanto manifestantes em Nova York marcharam pela Quinta Avenida, mostraram fotos e imagens de vídeo.

Manifestantes durante um protesto “Hands Off” no National Mall em Washington em 5 de abril. Foto: Bloomberg

Barbara McKenzie, 71, uma pianista aposentada que participou de um comício em Beaufort, Carolina do Norte, disse que estava preocupada com questões como a saúde das mulheres e a política dos EUA em relação à Ucrânia e aliados europeus de longa data. Ela disse que os cortes em massa de funcionários federais pelo Departamento de Eficiência Governamental de Musk a fizeram se preocupar com os cuidados de saúde dos veteranos e o rastreamento eficaz de furacões.

“Tudo se resume a decisões de vida ou morte para as pessoas”, disse McKenzie. “Estamos todos entusiasmados e não estamos mais aguentando.”

Leia também

Trump prometeu um boom de manufatura, mas as indústrias não têm tanta certeza

Trump aposta em tarifas recordes para impulsionar a indústria nos EUA, mas incertezas e impactos globais levantam dúvidas sobre os resultados e riscos políticos.

Correção é única certeza à frente: a visão de gurus do mercado sobre tarifas de Trump

Howard Marks, Nouriel Roubini e Mohamed El-Erian falaram nos últimos dias sobre as consequências dos anúncios do “Dia da Libertação” feitas pelo presidente americano

A Casa Branca, em um comunicado à AP sobre os protestos, disse que “a posição do presidente Trump é clara: ele sempre protegerá a Previdência Social, o Medicare e o Medicaid para os beneficiários elegíveis.

Enquanto isso, a posição dos democratas é dar benefícios da Previdência Social, Medicaid e Medicare a estrangeiros ilegais, o que levará esses programas à falência e esmagará os idosos americanos.

Centenas de pessoas protestaram a poucos quilômetros do campo de golfe de Trump na Flórida, onde ele está passando o fim de semana.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Manifestantes atacam Trump e Musk em comícios ‘sem intervenção’ nos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.