Em meio à crise de popularidade do governo Lula, o PT planeja realizar um encontro nacional do partido em agosto, após a eleição que definirá os novos dirigentes da sigla, em julho.
Integrantes da legenda defendem que o evento aconteça em alguma capital do Nordeste, região onde o PT tem votação expressiva. Um dos locais mais cotados é Salvador (BA).
Segundo dirigentes do partido de Lula, a ideia é que o encontro nacional tenha palestras, cursos e debates sobre temas como trabalho e segurança pública.
O último grande evento do PT nacional ocorreu no início do ano, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro serviu para os petistas comemorarem os 45 anos de existência da sigla.
Como noticiou a coluna, as eleições para os comandos municipais, estaduais e nacional do PT estão marcadas para julho. As disputas têm provocado divergências entre integrantes da legenda.
Evento tem lavagem de roupa suja
Candidato de Lula à presidência nacional do PT, Edinho Silva lançou sua candidatura em 28 de março, em um evento que teve lavagem de roupa suja e sugestões de temas para o PT explorar.
Ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho defendeu, por exemplo, que o PT se aproxime mais de grupos específicos, como evangélicos e trabalhadores por aplicativos.
O candidato de Lula ao comando do PT também defendeu, de acordo com relatos de petistas, que a esquerda se aprofunde mais em temas ligados à pauta da segurança pública.