Vai chover? Saiba como fica no começo desta semana no RS

A semana deve começar com chuva e vento fortes no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, a instabilidade deve ser mais intensa na segunda (7) e na terça-feira (8).

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

A segunda-feira já deve ter cenário diferente ao visto no fim de semana | abc+



A segunda-feira já deve ter cenário diferente ao visto no fim de semana

Foto: Paulo Pires/GES

“O motivo será um centro de baixa pressão atmosférica que vai se mover do Nordeste da Argentina para o território gaúcho e depois o Oceano Atlântico, instabilizando muito a atmosfera”, explicam os especialistas.

Para esta segunda-feira, é esperado um aumento da cobertura de nebulosidade no Estado, com chuva em quase todas as regiões, embora o risco de chuva forte seja maior em cidades do Centro para o Oeste gaúcho. Em alguns pontos, deve haver raios.

LEIA MAIS: Frio continua no RS? Entenda como ficam as temperaturas na região neste domingo

Já na terça, a chuva deve ser localmente moderada a forte, e a previsão é que, novamente, alcance grande parte do Estado – exceto o Oeste. Neste dia, devem ser registrados os maiores acumulados de precipitação na área de Porto Alegre.

“O risco de temporais nos dois dias não é alto, considerando a baixa temperatura, mas se ocorrerem vão ser bastante isolados e pontuais, especialmente com granizo pela atmosfera resfriada”, destaca a MetSul.

Na quarta-feira (9), por conta da influência da área de baixa pressão, há chande de chuva para pontos das Metades Sul e Leste do Estado, com precipitações isoladamente fortes no Sul e perto da costa. “A instabilidade pode persistir com chuva ainda na costa gaúcha e adjacências na quinta e na sexta, não se afastando chuva por vezes moderada a forte em setores da faixa litorânea.”

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Os volumes de chuva desses episódios podem ser altos em alguns municípios. A maioria das cidades deve ter acumulados entre 30 e 50 milímetros. Contudo, em alguns pontos, os volumes na primeira metade da semana podem passar dos 50 milímetros – ou seja, metade da média de precipitação de abril inteiro.

Quanto aos ventos, devem ser de fraco a moderado na maioria das áreas do território gaúcho. Mas, principalmente na terça-feira, algumas localidades podem registrar rajadas de ventos fortes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.