Brasileiro-palestino morreu em prisão israelense após desnutrição, diz investigação

A Federação Árabe-Palestina do Brasil denunciou que Walid Khaled Abdallah, jovem brasileiro-palestino morto no último dia 25 de março em uma prisão israelense, sofreu fome, desidratação provocada por diarreia induzida por colite e complicações infecciosas, todas agravadas por desnutrição prolongada e ausência de cuidados médicos.

Walid foi preso em setembro de 2024, na cidade de Silwad, localizada na Cisjordânia ocupada por Israel, sob a acusação de agressão a um soldado israelense. Segundo a federação, ele é um dos mais de 60 palestinos mortos sob custódia israelense desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023.

Leia também

Ataques de Israel na Faixa de Gaza deixam ao menos 32 pessoas mortas

No mês passado, Israel encerrou seu cessar-fogo com o Hamas

A federação denuncia também que a prisão onde ele estava detido é conhecida por torturas com choques elétricos, espancamentos, privação alimentar e uso de cães contra os presos.

A morte ocorre em meio à intensificação da guerra entre Israel e o Hamas, após o fim de um período de trégua. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, mais de 50 mil palestinos morreram desde o início do conflito. Israel contesta os dados fornecidos pelo ministério.

The post Brasileiro-palestino morreu em prisão israelense após desnutrição, diz investigação appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.